Currículo

Tópicos em Economia Industrial 02148

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

- No final do semestre os alunos devem 1. Compreender os conceitos da economia industrial moderna e a sua relação com observações empíricas e questões regulatórias 2. Ser capazes de avaliar políticas públicas e intervenções nos mercados 3. Ser capazes de elaborar uma recensão crítica de um artigo publicado, discutindo a validade das hipóteses e resultados

Programa

1. Estrutura de mercado e concorrência 2. Concorrência Imperfeita Estática 3. Concorrência Imperfeita Dinâmica 4. Diferenciação de Produto 5. Inércia do Consumidor 6. Economias de Rede 7. Inovação

Método de Avaliação

A avaliação contínua será baseada num trabalho (35%), num exame (50%) e participação nas aulas (15%), havendo a nota mínima de 8 valores no exame. No trabalho os alunos deverão escolher um artigo relacionado com os temas apresentados, a partir de sugestões do docente, e redigir uma análise crítica. A avaliação também poderá ser dada a 100% pela nota do exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Jean Tirole. The Theory of Industrial Organization. The MIT Press, 1988 Paul Belleflamme and Martin Peitz: Industrial Organization - Markets and Strategies. Cambridge University Press :

Secundária

  • Burdett K. and Judd L. (1983) Equilibrium Price Dispersion, Econometrica 51(4), 955-969 Varian H.R. (1980) A Model of Sales, The American Economic Review 70(4), pp. 651-659 Jeffrey R. Church and Roger Ware. Industrial Organization: A Strategic Approach.New York: McGraw-Hill, 2000. :

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre