Currículo

Métodos Quantitativos Aplicados ao Marketing M8557

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta Unidade Curricular, o aluno deverá ser capaz de: OA1. Identificar e definir os conceitos mais importantes relativos aos métodos de recolha de dados. Desenhar um processo de recolha de informação relevante na tomada de decisão em Marketing. OA2. Desenhar um instrumento de recolha de informação e avaliar a utilização de diferentes escalas de medida. OA3. Identificar erros aleatórios e não aleatórios no processo de recolha de informação. OA4. Definir os conceitos mais importantes em estatística univariada e multivariada. Avaliar a utilização de diferentes métodos estatísticos para a resolução de problemas de pesquisa de mercados. OA5. Utilizar métodos de estatística multivariada, com recurso a software estatístico, para desenvolver e implementar estratégias de segmentação de mercados e de posicionamento de produtos; comparar e escolher as opções metodológicas mais apropriadas a cada problema de pesquisa.

Programa

CP1. Objectivos da pesquisa de mercados: Design do estudo CP2. Processos de recolha de informação quantitativos CP3. Métodos de amostragem aleatórios e não-aleatórios CP4. Dimensão da amostra CP5. Construção do questionário: Tipos de escalas de medida CP6. Erros amostrais e erros não-amostrais CP7. Preparação e análise estatística dos dados 7.1 Análise descritiva exploratória 7.2 Inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipóteses paramétricos e não-paramétricos 7.3 Análise multivariada 7.3.1 Modelo de regressão linear múltipla 7.3.2 Análise em componentes principais 7.3.3 Análise de clusters

Método de Avaliação

A avaliação pode ser realizada ao longo do semestre ou por exame. Avaliação ao longo do semestre: - 2 testes individuais (um intermédio em Outubro e outro final em Dezembro, com ponderações de 20% e de 30% da classificação final, respetivamente). Em cada um dos testes a nota mínima para o aluno continuar em avaliação ao longo do semestre é de 8,5 valores - 2 trabalhos de grupo: uma apresentação em aula durante o mês de Outubro, e um relatório final a entregar na última semana de Novembro, com ponderações de 20% e 30% da nota final, respetivamente). Os grupos de trabalho são de 5 estudantes. - presença em aula não inferior a 2/3 das aulas, - média ponderada final não inferior a 10 valores. Avaliação por Exame (100%): Exame individual, com parte escrita teórico-interpretativa (50%) e parte em computador (50%). A classificação mínima em cada parte do exame é de 8,5 valores. A aprovação é obtida com uma classificação média mínima de 10 valores. A Escala de avaliação é de 0 a 20 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Sarstedt, M. and Mooi, E., A Concise Guide to Market Research: the Process, Data and Methods using IBM SPSS Statistics, 2019, Springer (3rd ed.), Field, A., Discovering Statistics using IBM SPSS Statistics, 2024, 6th ed. Sage Publications.,:

Secundária

  • Charry,K.; Coussement, K.; Demoulin, N. and Heuvinck, N., Marketing Research with IBM SPSS Statistics - a Practical Guide., 2016, Taylor and Francis, Hair, J., et al, Multivariate Data Analysis, 2018, 8th edition, CENGAGE., McDaniel, C. and Gates, R., Marketing Research, 2019, 11th ed., John Wiley & Sons.,:

Disciplinas de Execução