Currículo

Negócios Internacionais IntBu

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O curso aborda o tema dos Negócios Internacionais fornecendo uma visão enquadradora do tema, com foco nas especificidades resultantes do ambiente internacional e nos modos de entrada. No final do curso, os alunos devem saber formular um plano estratégico para a entrada em mercados externos, incluindo a escolha do produto/mercado e do modo de entrada. Também devem identificar os principais custos e riscos de entrada em mercados externos. Os objectivos de aprendizagem (LG) são apresentados a seguir: LG 1 - compreender as condições ambientais relevantes para os NI); LG 2 - identificar as principais alternativas estratégicas para a entrada em mercados externos; LG3 - compreender os mecanismos de coordenação e controlo; LG4 - avaliar os riscos politicos e de mercado; LG5 - identificar o potencial de internacionalização de novos negócios.

Programa

1. Introdução - Ambiente e especificidade dos negócios internacionais. Guillen e Garcia-Canal (2009). 2. Custos de transacção e negócios internacionais. Tipos de EMNs. Buckley e Casson (1998); Hennart (1991). 3. Estratégias de Internacionalização: configuração versus coordenação; Controlo e coordenação nos negócios internacionais, Porter (1986). Caso Accor. 4. Modos de entrada - desenho de estratégias de entrada: exportação e relações contratuais. Root (1998, c. 1). Caso: FCB e Publicis. 5. Cooperação e alianças estratégicas. Root (1998, c.5). Caso: Nike in China; Caso Dorcas. 6. Investimento direto estrangeiro e avaliação do país de destino: Dimensão do mercado e risco político. Multinacionais emergentes - tendências e especificidade. De la Torre et al (2011) . Caso: PT in Brazil.

Método de Avaliação

- Teste de 2,5 hours 60% - Casos 30% - Participação nas aulas 10%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 59.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • PORTER, M. (1986) ?Changing Patterns of International Competition?, California Business Review, Vol. 28, pp. 9-40. De la TORRE, J., J. ESPERANÇA and J. MARTINEZ (2011) Organizational Responses to Regional Integration Among MNEs in Latin America, Management International Review: Volume 51, Issue 2 (2011), Page 241. HENNART J.F. (1991) "Control in MNEs: The Role and Price of Hierarchy", Management International Review, pp. 71-96. GUILLÉN M. and E. GARCÍA-CANAL (2009) ?The American Model of the Multinational Firm and the ?New? Multinationals From Emerging Economies?, Academy of Management Perspectives, pp. 23-35. BUCKLEY, P. and M. CASSON (1998) ?Analyzing Foreign Market Entry Strategies: Extending the Internalization Approach?, Journal of International Business Studies, Vol. 29, No. 3, pp. 539-61. Bartlett, C. and S. Ghoshal (2000) "Transnational Management", Addison Wesley ROOT, Franklin S. (1998) Entry Strategies for International Markets, Jossey Bass Wiley, San Francisco. :

Secundária

  • Czinkota, M., I. Ronkainen and M. moffett (7th Edition) International Business, Dryden. Daniels, Radebaugh and Sullivan (14th Edition) International Business: Environment and Operations, Addison Wesley. :

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre