Currículo

Gestão de Canais de Distribuição M8516

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Identificar as funções de distribuição dos principais setores de atividade; 2. Saber aplicar o modelo de rentabilidade económica do retalhista; 3. Saber identificar novas tendências dos formatos de retalho 4. Saber integrar a distribuição física e eletrónica 5. Saber desenhar canais de distribuição para uma empresa 6. Identificar fontes de conflito e de cooperação entre produtores e distribuidores

Programa

1. Canais de Distribuição: Estrutura, Funções e Relacionamentos; 2. Negócio de Retalho: 2.1. Formatos internacionais 2.2. Negócio de retalho - evolução portuguesa 2.3. Estratégia de marketing de retalho 2.4. Modelo de rentabilidade económica 3. Operações de negócio de retalho 4. Tendências de retalho e distribuição 5. Canais eletrónicos 6. Estratégia de canais: 6.1. Integração vertical 6.2. Abordagem horizontal 7. Gestão de Categoria 8. Gestão de canais de distribuição 8.1. Conflitos 8.2. E.C.R

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: trabalho de grupo+discussão de casos em aula+exame final. Nos trabalhos: apresentação e entrega de relatório escrito. Trabalho de grupo (30%); Trabalho de grupo (30%) e Exame escrito (40%). Assiduidade mínima de 2/3. Nota mínima no exame é 8. A aprovação na UC mínimo de 10 valores. Época de recurso para os alunos que reprovarem na avaliação ao longo do semestre, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota mínima de 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 59.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Kotler, P., Keller, K. L., Chernev, A., & Marshall, G. W. (2023). Distribution channels: Understanding and managing channels to market. Pearson Education. - Palmatier, R. W., Sivadas, E., Stern, L.W., El-Ansary, A. (2019). Marketing Channel Strategy. An Omni-Channel Approach. Routledge: New York:

Secundária

  • Benner, M. J., & Waldfogel, J. (2023). Changing the channel: Digitization and the rise of “middle tail” strategies. Strategic Management Journal, 44(1), 264-287. Guru, S., Verma, S., Baheti, P., & Dagar, V. (2023). Assessing the feasibility of hyperlocal delivery model as an effective distribution channel. Management Decision, 61(6), 1634-1655.:

Disciplinas de Execução