Currículo
Comportamento do Consumidor e Marketing Research M8483
Contextos
Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final deste curso, os alunos deverão: [OA1] Conhecer os fundamentos do comportamento do consumidor; [OA2] Compreender as influências internas da tomada de decisão; [OA3] Prever como os consumidores compram e usam produtos; [OA4] Compreender os consumidores no seu contexto social e cultural; [OA5] Discutir o papel dos social media no comportamento do consumidor; [OA6] Identificar as principais etapas de um Estudo de Mercado
Programa
1. Comprar, Ter e Ser 2. Consumidor, Sustentabilidade e Bem-Estar Social 3. Percepção 4. Aprendizagem e Memória 5. Motivação e Afeto 6. O Eu: Mente, Género e Corpo 7. Personalidade, Estilos de Vida e Valores 8. Atitudes e Comunicações Persuasivas 9. Processo de Tomada de Decisão 10. Compra, Uso e Alienação 11. Grupos e Social Media 12. Rendimento e Classe Social 13. Cultura e Subcultura 14. Estudos de Mercado e Tomada de Decisão
Método de Avaliação
[I] Avaliação contínua (presença mínima em 2/3 das aulas) - (1) Presença 10%; (2) Atividades em Aula/Discussão - Casos de Estudo e Discussões em Grupo (semanalmente)* 10%; (3) Apresentação dos estudantes/Trabalho de grupo* 30%; (4) Exame final* 50%. Os estudantes com estatuto de trabalhador estudante deverão contactar a coordenadora da disciplina na primeira aula se pretenderem alternativa à avaliação dos critérios 1 e 2 (substituição por quizzes regulares). [II] Exame final* 100% *nota mínima = 10.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Handouts available for each class Solomon, M. R. (2020). Consumer Behavior: Buying, Having, and Being. Pearson. :
Secundária
- Brochado, A., Teiga, N. & Oliveira-Brochado, F. (2017). The ecological conscious consumer behavior: are the activists different?. International Journal of Consumer Studies. 41 (2), 138-146 Costa, L., Teixeira, A. & Brochado, A. (2021). Determinants of consumers? frugal innovation acceptance in a developed country. Young Consumers. 22 (2), 185-201: