Currículo
Novas Tendências do Marketing 01814
Contextos
Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, o aluno deverá: OA1. Identificar um vasto conjunto de temas sobre tendências futuras que terão importantes implicações na área de marketing; OA2. Analisar conceitos, técnicas e ferramentas emergentes no actual paradigma na área de estudo e decisão em marketing; OA3. Analisar criticamente o processo de pensamento e decisão, reagindo e antecipando o futuro na procura de vantagens competitivas sustentáveis para as organizações.
Programa
CP1. Tendências respeitantes ao ambiente de marketing CP2. Valores sociais que influenciam o comportamento do consumidor, sistemas CP3. Tendências na programação de marketing CP4. Análise crítica de tendências na política de produto, branding e packaging CP5. Aspectos críticos na política de preço, comunicação integrada de marketing, gestão de vendas e distribuição CP6. Tendências em pensamento estratégico de marketing CP7. Novos sistemas de planeamento de marketing CP8. Estratégias de valor acrescentado no plano de marketing CP9. Análise de tendências emergentes e de novos paradigmas na área de marketing global (ex: individualismo global) CP10. Discussões específicas sobre áreas de exploração de tendências em outros temas estratégicos (ex: gestão de marketing baseada em processos, conceito de gestão pura e performics) CP11. Discussões sobre outras áreas de exploração de tendências em sectores específicos de actividade económica (ex: banca, telecomunicações e turismo)
Método de Avaliação
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral.Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Activas, com realização de projectos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos. | A avaliação contínua: 45% trabalho de grupo; 50% exame; 5% assiduidade. Este sistema de classificação exige uma nota mínima de 9.5 no exame e taxa de assiduidade às aulas de pelo menos 2/3. Caso contrário, o aluno será automaticamente excluído deste regime de avaliação. Os alunos que reprovarem na avaliação contínua terão um exame que representará 100% da nota final. É obrigatório avisar o professor com antecedência. Os alunos com estatuto especial de trabalhador-estudante devem contactar o professor no caso de não poderem assistir a todas as aulas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 59.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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