Currículo
Inovação e Criatividade em Marketing M8534
Contextos
Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1 - Compreender o âmbito e profundidade da Gestão da Inovação OA2 - Analisar a articulação entre Estratégia da Empresa e da Marca e a Estratégia de Inovação OA3 - Valorizar a gestão das inovações e gerir e potenciar a criatividade OA4 - Elaborar a estratégia de inovação
Programa
Introdução à Inovação e Criatividade em Marketing • Definição, tipos e dimensões de inovação Competir através da inovação • Desenvolver uma oferta inovadora Estratégia de inovação • Potencial de inovação da empresa • Tipos de inovação Oportunidade • Seleção de oportunidades • Árvore de probabilidades • Diagrama risco-recompensa Ideia • Geração de ideias • Técnicas de geração de criatividade Desenvolvimento • Desenvolvimento de conceito • Avaliando o risco • O processo de estágio Teste • Sequência de testes: alfa, beta e gama • Prototipagem e produto de valor mínimo (MVP) Introdução no mercado • Planeamento da introdução • Desenvolvimento de planos de contingência • Difusão da inovação Adopção da inovação e criatividade nos negócios • Quais são as próximas tecnologias em MarTech? • A Nova Experiência do Cliente (CX) • Reimaginar os negócios com novas tecnologias
Método de Avaliação
O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui: Teste individual - 60% (nota mínima 8,5); Trabalho(s) de Grupo - 30% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 10% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Trott, Paul, Innovation Management and New Product Development, 7th Edition, 2022, Pearson Education, Kotler, P., Kartajaya, H., Setiawan, I., Marketing 5.0: Technology for Humanity, 1st Edition, 2021, John Wiley & Sons, USA, Loureiro, S. M. C., Romero, J., & Bilro, R. G. (2020). Stakeholder engagement in co-creation processes for innovation: A systematic literature review and case study. Journal of Business Research, 119, 388-409.:
Secundária
- Japutra, A., Bilro, R. G., & Loureiro, S. M. C. (2020). Beyond Virtual and Augmented Reality: AI-Assisted Mixed Reality and Its Impacts on Society. In Sandra M. C. Loureiro (Ed.), Managerial Challenges and Social Impacts of Virtual and Augmented Reality (pp. 252-265). IGI Global. Loureiro, S.M.C., Japutra, A., Molinillo, S. and Bilro, R.G. (2021). Stand by me: analyzing the tourist?intelligent voice assistant relationship quality. International Journal of Contemporary Hospitality Management, Vol. 33 No. 11, pp. 3840-3859., https://doi.org/10.1108/IJCHM-09-2020-1032 Qu, Y., & Mardani, A. (2023). Market orientation, technological opportunity, and new product innovation performance. Journal of Business Research, 162, 113841. Arunachalam, S., Ramaswami, S. N., Patel, P. C., & Chai, L. (2022). Innovation-based strategic flexibility (ISF): Role of CEO ties with marketing and R&D. International Journal of Research in Marketing, 39(3), 927-946.: