Currículo
Consultadoria e Técnicas de Diagnóstico 02880
Contextos
Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de: OA1- Formular uma visão crítica e integrada da consultadoria organizacional OA2- Estabelecer e gerir um processo de consultadoria identificando as fases do mesmo na perspectiva da investigação-acção OA3- Desenvolver e manter uma aliança de trabalho com o cliente, comunicando, influenciando e gerindo os desacordos OA4- Integrar a ética profissional no desempenho do papel de consultor organizacional e avaliar os diferentes aspectos associados ao processo de consultadoria em recursos humanos
Programa
CP1- Conceptualizações e modelos de consultadoria organizacional CP2- Identificação, gestão e avaliação de um processo de consultadoria e respectivos resultados CP3- Competências individuais, relacionais e técnicas requeridas para a manutenção da aliança de trabalho com o cliente CP4- Ética profissional e consultadoria em recursos humanos
Método de Avaliação
A avaliação do longo do semestre tem três components: 1) trabalho de grupo sob a forma de relatório escrito (40%), um teste escrito individual (50%) e a participação nas aulas (10%), sobre todos os conteúdos programáticos. A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação é obtida com a média ponderada das 3 componentes igual ou superior a 10 valores e não pode ser inferior a 8 valores em qualquer das componentes da avaliação. A avaliação final é realizada por meio de exame escrito individual (100%) mantendo-se o critério de nota mínima de 10 para aprovação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Cook, R., Harris, M., & Barber III, D. (2021). Management consulting projects: a step-by-step experiential guide. Routledge. Kipping, M. & Clark, T. (2012). The Oxford handbook of management consulting. Oxford University Press. Nissen, V. (2019). Advances in consulting research: Recent findings and practical cases. Springer. Poulfelt, F., & Olson, T. H. (2017). Management consulting today and tomorrow: perspectives and advice from leading experts. Routledge. Wickham, L., & Wilcock, J. (2020). Business and Management Consulting. Pearson UK.:
Secundária
- Kubr, M. (2002). Management consulting: A guide to the profession. International Labour Organization. .Burtonshaw-Gunn, S. (2010). Essential tools for management consulting: tools, models and approaches for clients and consultants. John Wiley & Sons. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. 3ª Edição. Lisboa: Edições Sílabo. Sadler, P. (2001). Management Consultancy: a handbook for best practice. Kogan Page Publishers. Schein, E. (2009) Helping: how to offer, give and receive help: Understanding effective dynamics in one-to-one, group, and organizational relationships. San Francisco: Berrett-Koehler Wilkinson, J. W. (1986). Handbook of management consulting services. New York: McGraw-Hill.: