Currículo

Desenvolvimento de Novos Produtos M8497

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes devem ser capazes de: OA1. Compreender o desenvolvimento de produtos e serviços no âmbito do negócio, quer considerando todas as áreas funcionais da empresa, quer como um processo que começa com a percepção de uma oportunidade de mercado e acaba na venda e entrega do produto que a satisfaz. OA2. Descrever, compreender e aplicar um conjunto de métodos e ferramentas utilizados nas atividades de desenvolvimento de produto; planear e avaliar diferentes tarefas de natureza interdisciplinar, em ambiente de trabalho de equipa, orientadas para um objetivo final, por vezes com informação limitada. OA3. Descrever, discutir e analisar as implicações das decisões tomadas nos estágios iniciais de desenvolvimento de produto, nas operações a jusante, quando se desenvolvem novos modelos de negócio.

Programa

CP1. Introdução ao processo de desenvolvimento de produto (DP). CP2. Planeamento de produto CP3. Arquitetura de produto CP4. Prototipagem real e virtual CP5. Patentes e propriedade industrial CP6. Planos de negócio e modelos financeiros CP7. Desenvolvimento de serviços.

Método de Avaliação

A) Avaliação ao longo do semestre: 1.Assiduidade (80% min). 2.Trabalhos de Grupo (50%): min 8.5 val. 3.Avaliação individual dentro do projeto de grupo (30%): min 8.5 val. 4.Casos individuais (20%): min 8.5 val. Sem teste final B) Exame Final (Para alunos que não obtiveram aprovação em avaliação ao longo do semestre): Os estudantes podem concluir ou submeter os componentes 2. 3. ou 4. A comp. 2 poderá ser individual por opção do aluno. Média ponderada terá de ser superior a 9.5 val

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ulrich, K. and Eppinger, S. (2020) Product Design and Development. 7th Edition. McGraw-Hill/Irwin. Bento, P. (2013) New product development @ IBS. Lisboa: Pearson Custom Publishing. (ISBN 978-1-78016-308-6):

Secundária

  • Pahl, G. Beitz, W., Schulz, H. and Jarecki, U., 2007. Engineering Design: A Systematic Approach. Springer. 3rd edition Otto, K. and Wood, K., 2001. Product Design. Prentice Hall. Cagan J. and Vogel C., 2001. Creating Breakthrough Products: Innovation from Product Planning to Program Approval. FT Press. Bettencourt, L., 2010. Service Innovation: How to Go from Customer Needs to Breakthrough Services, McGraw-Hill. Trott, P. 2011. Innovation management and new product development, 5th edition. FT Press/ Prentice Hall Kelley, T., 2001. The Art of Innovation. Crown Business:

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre