Currículo

Marketing Global M8536

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Ao final do curso, os alunos deverao estar aptos a: OA1.Criar e desenvolver estruturas analíticas para estabelecer programas de marketing globais ou internacionais. OA2.Analisar, seleccionar e avaliar a estrutura específica, que contemple algumas ou as quatro decisoes gerenciais realcionadas ao processo de internacionalizaçao, que sao:(1) a decisao de se internacionalizar; (2) A selecçao de mercados internacionais; (3) a escolha do modo de entrada em mercados internacionais e (4) o programa de marketing internacionais. OA3.Compreender como a organizaçao pode alcançar competitividade internacional através do desenvolvimento e implementaçao de programas de marketing global ou internacional.

Programa

1. Investigaçao de mercados internacional 2. Selecçao de mercados internacionais 3. Programa de marketing internacional 4. Decisao de produtos 5. Decisao de preço 6. Decisao de distribuiçao internacional 7. Estratégia promocional

Método de Avaliação

Exame no final da disciplina 50% Análise de casos e apresentaçao dos mesmos com soluçoes 25% Relatório individual sobre o caso de uma empresa 25% TOTAL: 100% Para ser considerado aprovado o aluno tem que obter pelo menos 8 (oito) valores no exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 59.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Ghauri, P. & Cateora, P. (2010). International Marketing, Second Edition, McGraw-Hill.:

Secundária

  • 5. Sousa, C.M.P. ; Lengler, J. F. B. (2009). Psychic Distance, International Marketing Strategy and Export Performance: Establishing an Empirical Link. Journal of Marketing Management, v. 25, (5/6), 591-610. 4. Sousa, C.M.P.; Lengler, J. F. B. (2011). Examining the Determinants of Interfunctional Coordination and Export Performance: An Investigation of Brazilian Exporters. Advances in International Marketing, v. 21, 189-206. Journal articles: 3. Albaum, G.; Duerr, Edwin; Strandskov, Jesper ?International Marketing and Export Management?, 5th ed. Financial Times/ Prentice Hall, England, 2005. 2. Kotabe, Masaaki; Helsen, Kristiaan ?Global Marketing Management? 4th Edition, Wiley John Wiley & Sons, NJ, 2008. 1. Hollensen, Svend ?Global Marketing- A Decision-Oriented Approach?, 4th Edition, Financial Times/Prentice Hall, England, 2007. :

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre