Currículo

Estratégia de Marketing M5500

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing, os alunos devem ser capazes de: OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atractivos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado OA5.Perceber as ferramentas operacionais que os gestores de marketing utilizam para implementar as suas estratégias

Programa

CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing (Análise de Portfólio) CP3. A Envolvente de Marketing CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing e do Marketing-Mix CP6. Novas Tendências de Marketing

Método de Avaliação

Época Normal: avaliação periódica, assiduidade min.2/3 - a) Exame individual 50% b) Exercícios individuais ou em grupo 50%. Nota min 7,5 em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final min 10. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min de 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação de 100%, nota min 10. Não há recurso a prova oral para melhoria de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hwang, Y.H. (2019). Hands-On Data Science for Marketing: Improve your Marketing Strategies with Machine Learning using Python and R. Packt Publishing Ldt. UK Palmatier, R., Shrihari, S. (2017). Marketing Strategy. Based on First Principles and Data Analytics. Palgrave, London: UK.:

Secundária

  • Scientific Papers Research Malcom H., McDonald B. (2007), Marketing Plans: How to Prepare Them: How to Use Them, Sixth Edition, Butterworth Heinemann (BH) and Strategies, 6th Edition, Houghton Mifflin, USA Dibb, Sally, Simkin, Lyndon, Pride, William M., Ferrrell, O.C., (2012), Marketing Concepts USA Kotler, Philip; Keller, Kevin Lane (2009), Marketing Management, Prentice-Hall International, :

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2025/2026 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre