Currículo

Derivados de Volatilidade 05025

Contextos

Groupo: Matemática Financeira - 2026 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de: 1. Compreender e utilizar diferentes medidas de volatilidade. 2. Compreender e avaliar derivados de volatilidade. 3. Associar e integrar os mercados opções sobre índices de acções e sobre índices de volatilidade desses mesmos índices.

Programa

1. Volatilidade como classe de activos a. Volatilidade realizada b. Volatilidades implícitas c. Calibração ao equity skew d. Volatilidade local: a fórmula de Dupire 2. O contrato log a. Neuberger (1994) b. A fórmula de spanning de Carr e Madan (2001) 3. Swaps de variância a. Definição b. O efeito dos saltos c. Strikes discretos d. Swaps de volatilidade: a abordagem de Brockhaus e Long (2000) 4. Futuros VIX a. Definições b. A solução integral de Zhou e Lian (2012) 5. Opções VIX a. Definições b. Ajustando o smile do VIX 6. Calibração conjunta dos smiles SPX e VIX a. A abordagem de Guyon (2024) b. A abordagem de Nunes, Ruas e Dias (2024)

Método de Avaliação

Avaliação "ao longo do semestre": - Um teste individual (80%) - Casos de avaliação individuais, assiduidade e participação (20%) Os alunos que reprovarem ou quiserem melhorar a avaliação regular possuem uma época de exame de recurso, tendo o exame de recurso uma ponderação de 100% da nota final. Em qualquer um dos sistemas de avaliação (avaliação "ao longo do semestre" ou exame de recurso) considera-se que o aluno teve aprovação à disciplina se tiver nota superior ou igual a 9.5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 59.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução