Descrição
2025/2026 + Info
Breve Introdução
O Mestrado em Psicologia Comunitária, Protecção de Crianças e Jovens em Risco forma profissionais preparados para intervir em diferentes contextos de desenvolvimento de risco e de necessidades, numa perspectiva psicossocial (nível familiar, educação parental, proteção infantil, etc.) através da prossecução sustentada de programas individuais e/ou grupais e de medidas de ação portadoras de mudança comunitária e institucional.
O corpo docente está envolvido nas redes científicas europeias e nas estruturas que enquadram profissionalmente nesta área, tanto em Portugal como noutros países europeus. Integra docentes do ISCTE-IUL e de outras instituições nacionais (e.g. Universidade de Coimbra) e internacionais (e.g. Universidade de San Sebastian, Universidade de Oviedo).
Objectivos
É objectivo deste mestrado proporcionar aos alunos formação no domínio da aplicação da Psicologia Comunitária à educação e protecção de Crianças e Jovens em Risco, possibilitando-lhes uma prática profissional qualificada e especializada.
Ao terminar o Mestrado, pretende-se que o aluno seja capaz de:
a) Conhecer e diferenciar os principais modelos de diagnóstico e intervenção em Psicologia Comunitária;
b) Conhecer o sistema, abordagens e modelos na área da Protecção de Crianças e Jovens em Risco;
c) Aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências que permitam, numa abordagem sistémica e integrada, orientar a avaliação e intervenção em questões da educação, da parentalidade e da família, em diferentes contextos familiares, grupais, comunitários e institucionais;
d) Integrar o conhecimento da Psicologia Comunitária e Protecção de Crianças e Jovens em Risco de forma a analisar situações, formular diagnósticos e planear intervenções na adopção, acolhimento familiar e acolhimento residencial;
e) Desenvolver ideias e projectos de investigação.