Currículo

Proteção de Crianças Vítimas de Maus-Tratos 04862

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/a estudante que completar com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Definir os principais conceitos relacionados com o abuso e negligência na infância e adolescência, contextualizando-os histórica e socialmente. OA2. Explicar os modelos teóricos e fatores explicativos do abuso e negligência. OA3. Demonstrar conhecimentos sobre o sistema de promoção e proteção de crianças vítimas de abuso e negligência. OA4. Concetualizar situações de abuso e negligência.

Programa

CP1. Contextualização histórica e social do mau-trato CP2. Conceitos-chave na definição do mau-trato na infância e adolescência 1. Abuso físico, sexual e psicológico 2. Negligência física e psicológica 3. Exposição à violência interparental 4. Novas formas de mau-trato na infância e adolescência CP3. Modelos teóricos subjacentes à concetualização do mau-trato e ao seu impacto 1. Modelos ecológicos 2. Modelos de stress familiar 3. Modelos socio-cognitivos CP4. Organização do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens 1. Enquadramento sociolegal 2. Processos de sinalização, avaliação e intervenção com vista à proteção de crianças e jovens 3. Medidas de promoção e proteção CP5. Concetualização de casos

Método de Avaliação

Opções de Avaliação: Avaliação ao longo do semestre e Avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: nesta modalidade de avaliação, os estudantes devem realizar 1 trabalho de grupo (com a ponderação de 45% da nota final) e uma frequência (55%). O trabalho de grupo envolve a conceptualização de um estudo de caso, que deve ser apresentado em formato de relatório escrito e uma apresentação oral. A aprovação requer uma classificação igual ou superior a 9.5 valores em todas as componentes (trabalho de grupo e frequência). Avaliação por exame: os/as estudantes que não realizem a modalidade de avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame que vale 100% da nota final. A primeira época destina-se à realização do último momento de avaliação pelos estudantes em avaliação ao longo do semestre (i.e., frequência) e à realização de avaliação por exame para os/as restantes estudantes.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Berrick, J., Skivenes, M., & Gilbert, N. (2023). Oxford Handbook of Child Protection Systems. Oxford University Press Clawson, R., Warwick, L., Fyson, R. (2024). The Child Protection Handbook E-Book. Elsevier Health Sciences Klika, J. & Conte, J. (2018). The APSAC handbook on child maltreatment. Thousand Oaks: Sage Publications. Korbin, J. E., & Krugman, R. D., (2014). Handbook of Child Maltreatment. Springer. Magalhães, E., Cerdeira, J., & Guerra, P. (2025). Promover os Direitos e Proteger Crianças e Jovens em Perigo: Contributos da Ciência e Considerações Práticas. Edições Almedina:

Secundária

  • Calheiros, M.M., Magalhães, E., & Monteiro, L. (Org,) (2019). Crianças em risco e perigo. Contextos, investigação e intervenção (Vol.V). Lisboa: Edições Sílabo. Magalhães, E. & Attar-Schwartz, S. (2025). Social Support of Young People in and after Residential Care: Is Someone There for You? An International Perspective. Routledge Magalhães, E., & Baptista, J. (Coord) (2021). Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo. Manual para profissionais. Lisboa: PACTOR – Edições de Ciências Sociais, Forenses e da Educação Magalhães, E., Monteiro, L. & Calheiros, M.M. (Org,) (2023). Crianças em risco e perigo. Contextos, investigação e intervenção (Vol.VI). Lisboa: Edições Sílabo.:

Disciplinas de Execução