Currículo
Psicologia Comunitária: Conceção, Implementação e Avaliação de Projetos 04863
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e utilizar adequadamente abordagens teóricas da psicologia comunitária para analisar de forma compreensiva problemáticas no contexto de intervenção social e comunitário; OA2: Construir um modelo de intervenção com base na Teoria da Mudança (Td) e nos modelos lógicos de processo; OA3: Identificar variáveis de processo fundamentais para uma eficaz implementação de projetos (e.g., fidelidade, dosagem, responsividade, qualidade); OA4: Desenhar um processo avaliativo (avaliação diagnóstica ou de necessidades; monitorização ou avaliação formativa; avaliação sumativa ou de impacto) e identificar metodologias e instrumentos adequados ao respetivo tipo de avaliação, aos contextos e público-alvo; OA5: Analisar criticamente questões éticas associadas à intervenção e avaliação comunitária; OA6: Comunicar resultados e recomendações para diferentes públicos e contextos, com base em evidência.
Programa
CP1. Conceitos, princípios e abordagens teóricas da Psicologia Comunitária 1.1.Contextualização e perspetivas atuais 1.2.Princípios e abordagens 1.3. Questões éticas CP2. Intervenção comunitária 2.1. A Prevenção 2.2. Participação comunitária 2.3. Trabalho colaborativo e em rede 2.6. O empowerment comunitário, organizacional e psicológico CP3. Ferramentas para a conceção, implementação e avaliação de projetos 3.1. A Teoria da mudança 3.2. Os modelos lógicos de processo 3.3. Variáveis que potenciam a eficácia CP4. Abordagens metodológicas no âmbito da avaliação de projetos 4.1. Os diferentes tipos de avaliação em função dos objetivos da intervenção 4.2. O Desenho e escolha de instrumentos de monitorização e de avaliação de impacto em função dos contextos e públicos-alvo 4.3. A importância de abordagens multi-método e multi-informantes. 4.4. A comunicação de resultados e de recomendações em função dos contextos e públicos-alvo.
Método de Avaliação
Os estudantes são aconselhados a realizar a UC por Avaliação ao longo do semestre. A Avaliação ao longo do semestre implica a realização de: Um trabalho de grupo, que inclui uma apresentação oral e respetivo relatório escrito do trabalho (40% oral - com classificação individual; 20% relatório escrito - classificação de grupo) e teste individual de conhecimentos (40%), a realizar na 1ª época de exames. Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores em todas. Os alunos que reprovem na Avaliação ao longo do semestre poderão ir a Exame final (2ª época). O Exame final (de 1ª ou 2ª épocas) vale 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Alexandre, J., Barata, M. C., Castro, C., & Colaço, C. (2019). Manual para a monitorização e avaliação das Metodologias Experimentais das Academias de Conhecimento. Lisboa: Fundação Calouste de Gulbenkian. Bond, M. A., Serrano-García, I. E., Keys, C. B., & Shinn, M. E. (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. American Psychological Association. Burns, D., Howard, J., & Ospina, S. M. (Eds.) (2021). The SAGE handbook of participatory research and inquiry. Sage. Equipa K’CIDADE (2007). Roteiro de Acompanhamento e Avaliação de Projectos de Intervenção Comunitária (GPS). Lisboa: Fundação Aga Khan Portugal. Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: Uma Perspectiva Psicológica. Porto: Livpsic. Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Fim de Século. Scott, V. C. & Wolfe, S. M. (2015). Community psychology: foundations for practice. Sage.:
Secundária
- Alexandre. J. & Barata, M.C. (2020). Intervenção comunitária com crianças e jovens em risco. In R. Barroso & D. Neto (Coord), A Prática Pro5ssional da Psicologia na Justiça. Lisboa: OPP. Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A pratical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London:Sage. John, James, & Knight Foundation (s.d.). IMPACT: A Practical Guide to Evaluating Community Information Projects. Retirado de https://www.fsg.org/wp-content/uploads/2021/08/Evaluating_Community_Info_Projects.pdf. Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A. Elias, M., & Dalton, J. (2013). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed.). Cengage. Knowlton, L., & Phillips, C. (2008). The Logic Model guidebook: Better strategies for great results. London:Sage.: