Currículo
Dissertação em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco (30 ECTS) 04859
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco - 2025 > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
30.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/A estudante que conclua com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projeto de investigação. OA2. Reconhecer e aplicar regras éticas em investigação. OA3. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA4. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA5. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA6. Redigir um projeto de investigação adequado a uma dissertação de mestrado ou trabalho de projeto. OA7. Apresentar oralmente o trabalho efetuado e a argumentação elaborada. OA8. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição.
Programa
CP1:Etapas e processos na elaboração de um projeto de investigação: Estrutura, fases de desenvolvimento e orientações normativas para a elaboração de um projeto de investigação; CP2:Elaboração da revisão de literatura: Características e objetivos da revisão de literatura; Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação; Planeamento e execução da revisão da literatura. CP3:Delineamento da estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização. delineamento do plano de estudo; planeamento do processo de análise de dados; questões éticas na investigação CP4:Análise, interpretação dos resultados, discussão e conclusões; e normas de redação de escrita científica; referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral da dissertação/trabalho de projeto
Método de Avaliação
Os seminários coletivos visam preparar os/as estudantes para a escrita final e defesa pública das suas dissertações/trabalhos de projeto, mas a conclusão das aulas de seminário não inclui diretamente estas fases finais. Têm como objetivo garantir que os/as estudantes estão preparados/as e equipados/as com conhecimentos, aptidões, competências e confiança para apresentar e defender publicamente a sua dissertação ou trabalho de projeto. No entanto, sendo a presença nos seminários fundamental para o desenvolvimento do projeto, será facultada ao júri informação sobre o envolvimento do/a estudante, como elemento adicional de contextualização da avaliação final. A dissertação/trabalho de projeto deve ser apresentada de acordo com as normas e nos prazos estabelecidos pelo Iscte-IUL e é defendida em provas públicas onde são avaliadas as componentes técnicas, o trabalho escrito, e a apresentação e defesa. A avaliação final é atribuída após a apreciação e discussão pública da dissertação/trabalho de projeto.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 690.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- APA. (2020). Publication Manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA Bishop, D.V. & Thompson, P.A. (2024). Evaluating What works: An Intuitive Guide to Intervention Research for Practitioners. CRC Press. Available online: https://bookdown.org/dorothy_bishop/Evaluating-What-Works/) Bui, Yvonne N. (2014). How to write a master's thesis (2nd ed). Sage. Harrison & Rentzelas (2021). Your psychology dissertation. Sage. Heard, S. B. (2021). The scientist's guide to writing: How to write more easily and effectively throughout your scientific career (2nd ed.). Princeton University Press. Pennington, C. (2023). A student’s guide to Open Science: Using the replication crisis to reform psychology. Open University Press: