Currículo

Estágio em Psicologia Comunitária 02818

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

18.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O/a estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Colaborar na definição dos objetivos e programa de estágio; OA2. Demonstrar interesses, capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio; OA3. Utilizar instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos nos processos de avaliação e intervenção psicológica e social; OA4. Demonstrar maturidade e competências interpessoais na integração profissional no estágio; OA5. Manter uma postura pessoal e profissional adequada; OA6. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio e outras condições acordadas com a instituição de acolhimento; OA7. Respeitar as normas de conduta ética congruentes com a prática da profissão de psicólogo; OA8. Analisar e refletir criticamente sobre as actividades realizadas no estágio; OA9. Elaborar um relatório de estágio de acordo com as regras estabelecidas no DPSI.

Programa

A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Com efeito, mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. Desta forma, a disciplina assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, quer individualmente quer em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Ética e deontologia na prática profissional em psicologia. CP2. Intervenção em contexto multidisciplinar: processos de tomada de decisão. CP3. Comunicação, gestão de conflitos e relações interpessoais em contexto de trabalho. CP4. Participação em processos de avaliação/intervenção psicológica baseados em evidência. CP5. Elaboração de relatórios.

Método de Avaliação

A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de avaliação periódica, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DEPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%). Datas de entrega de relatório ao orientador interno: 1ª Época - até 31/5/2024 2ª Época ? até 15/6/2024.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N. (2006). Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping. New York: John Wiley & Sons Inc. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford:Blackwell. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology.New York: Cambridge University Press. Wertlieb, D. (2002). Handbook of Applied Developmental Science: Promoting Positive Child, Adolescent and Family Development through Research, Policies and Programs. London: SAGE Publications Ltd. Regulamento de estágio.ISCTE-IUL Codigo de Conduta Academica Homologado. ISCTE-IUL Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936.:

Secundária

  • Bunston, W., & Heynatz, A. (2006). Addressing Family Violence Programs: Groupwork Interventions for Infants, Children and Their Parents. North Melbourne: Royal Children's Hospital Education Institute. Ferrer-Wreder, L., Stattin, H., Lorente, C., Tubman, J., & Adamson, L. (2003). Successful Prevention and Youth Development Programs: Across Borders. New York: Springer Science & Business Media. Goodman, L., & Love, R. (1980). Project planning and management: an integrated approach. New York: Pergamon Press. G.140 Pro Holden, D., & Zimmerman, M. (2009). A pratical guide to program evaluation planning: Theory and case examples. London: Sage. S.113 Pra,1 LeCroy, C., & Mann, J. (2008). Handbook of Prevention and Intervention Programs for Adolescent Girls. New York: John Wiley and Sons Ltd. Lerner, R., Jacobs, F., & Ramsay, N., & Morrison, C. (2010). Youth Violence and Juvenile Justice: Causes, Intervention and Treatment Programs. New York: Nova Science Publishers Inc. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology.New York: Cambridge University Press. Roberts, A. (2002). Handbook of Domestic Violence Intervention Strategies: Policies, Programs and Legal Remedies. New York: Oxford University Press. Smith, M. (2010). Handbook of Program Evaluation for Social Work and Health Professionals. New York: Oxford University Press. Tessmer, M. (1993). Planning and conducting formative evaluations. London: Taylor & Francis Ltd. Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competencias do ISCTE-IUL. Despacho nº59/2009 do Presidente do ISCTE-IUL:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre