Currículo
Estágio em Psicologia Comunitária 02818
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
18.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Colaborar na definição dos objetivos e programa de estágio; OA2. Demonstrar interesses, capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio; OA3. Utilizar instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos nos processos de avaliação e intervenção psicológica e social; OA4. Demonstrar maturidade e competências interpessoais na integração profissional no estágio; OA5. Manter uma postura pessoal e profissional adequada; OA6. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio e outras condições acordadas com a instituição de acolhimento; OA7. Respeitar as normas de conduta ética congruentes com a prática da profissão de psicólogo; OA8. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas no estágio; OA9. Elaborar um relatório de estágio de acordo com as regras estabelecidas no DPSI.
Programa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Com efeito, mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. Desta forma, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, quer individualmente quer em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Ética e deontologia na prática profissional em psicologia. CP2. Intervenção em contexto multidisciplinar: processos de tomada de decisão. CP3. Comunicação, gestão de conflitos e relações interpessoais em contexto de trabalho. CP4. Participação em processos de avaliação/intervenção psicológica baseados em evidência. CP5. Elaboração de relatórios.
Método de Avaliação
A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%). Datas de entrega de relatório ao orientador interno: 1ª Época - até 31/5/2025 2ª Época - até 15/6/2025
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bartholemew, L., Parcel, G., Kok, G., & Gottlieb. N. (2006). Planning Health Promotion Programs: Intervention Mapping. New York: John Wiley & Sons Inc. Buunk, A., & Van Vugt, M. (2007). Applying Social Psychology: From Problems to Solutions. London: SAGE Publications Ltd. Robson C. (1993). Real world research: A resource for social scientists and practitioners-researchers. Oxford:Blackwell. Reis, H. T., & Judd, C. M. (Eds.) (2000). Handbook of research methods in social and personality psychology.New York: Cambridge University Press. Wertlieb, D. (2002). Handbook of Applied Developmental Science: Promoting Positive Child, Adolescent and Family Development through Research, Policies and Programs. London: SAGE Publications Ltd. Regulamento de estágio.ISCTE-IUL Codigo de Conduta Academica Homologado. ISCTE-IUL Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936.:
Secundária
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