Currículo
Estágio em Psicologia Comunitária 02818
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
18.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Colaborar na definição dos objetivos e programa de estágio; OA2. Demonstrar interesses, capacidades de aprendizagem e de resposta perante as diversas situações suscitadas no estágio; OA3. Utilizar instrumentos teóricos, técnicos e metodológicos adequados à abordagem de problemas concretos nos processos de avaliação e intervenção psicológica e social; OA4. Demonstrar maturidade e competências interpessoais na integração profissional no estágio; OA5. Manter uma postura pessoal e profissional adequada; OA6. Mostrar respeito pelas normas internas da entidade que concede o estágio e outras condições acordadas com a instituição de acolhimento; OA7. Respeitar as normas de conduta ética congruentes com a prática da profissão de psicólogo; OA8. Analisar e refletir criticamente sobre as atividades realizadas no estágio; OA9. Elaborar um relatório de estágio de acordo com as regras estabelecidas no DPSI.
Programa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. Com efeito, mais importante do que a transmissão de novos conhecimentos, é procurar aplicar as competências já adquiridas de modo a alcançar o objetivo final de conclusão do estágio. Desta forma, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de orientação previstas nesta UC, quer individualmente quer em grupo. Não obstante a ausência de um programa no sentido tradicional do termo, deve referir-se que algumas das matérias constantes da disciplina compreendem, mas não esgotam, as seguintes: CP1. Ética e deontologia na prática profissional em psicologia. CP2. Intervenção em contexto multidisciplinar: processos de tomada de decisão. CP3. Comunicação, gestão de conflitos e relações interpessoais em contexto de trabalho. CP4. Participação em processos de avaliação/intervenção psicológica baseados em evidência. CP5. Elaboração de relatórios.
Método de Avaliação
A verificação do cumprimento dos objetivos de aprendizagem é realizada, exclusivamente, na modalidade de Avaliação ao longo do semestre, segundo os seguintes critérios: 1. Avaliação pelo orientador externo (20%; baseia-se na grelha fornecida pelo DPSO) 2. Avaliação pelo orientador interno (75%; com base no relatório final de estágio). 3. Apresentação individual no seminário de estágio (5%). Datas de entrega de relatório ao orientador interno: 1ª Época - até 31/5/2025 2ª Época - até 15/6/2025
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Codigo de Conduta Académica Homologado. ISCTE-IUL (Despacho n.º 5835/2013, de 6 de maio) Magalhães, E., Cerdeira, J., & Guerra, P. (2025). Promover os Direitos e Proteger Crianças e Jovens em Perigo: Contributos da Ciência e Considerações Práticas. Edições Almedina Ordem dos Psicólogos Portugueses (2024). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Regulamento nº 898/2024 (14 de Agosto de 2024) OPP (s.d.). Linhas de orientação para diferentes contextos de atuação (https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/p/linhasdeorientacao) Regulamento de estágio do ISCTE. Regulamento n.º 674/2016, de 18 de julho:
Secundária
- :