Currículo
Avaliação Psicológica da Criança e do Adulto 02817
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1: Identificar os principais modelos teóricos de avaliação psicológica. OA2: Conhecer as fases do processo de uma avaliação psicológica, em função dos objetivos e do contexto da avaliação. OA3: Possuir um conjunto de competências ético-deontológicas inerentes à prática da avaliação psicológica. OA4: Identificar e distinguir as principais metodologias, técnicas e provas de avaliação psicológica adaptadas ao contexto português, sabendo demonstrar a sua relevância e adequabilidade em função dos objetivos da avaliação psicológica. OA5: Ter competências gerais e específicas inerentes à prática da avaliação psicológica, essenciais para o exercício profissional da psicologia. A referir: planeamento de um processo de avaliação psicológica em função dos objetivos e contextos onde a mesma é efetuada; aplicação e cotação de provas psicológicas, análise integrada de resultados e elaboração do relatório psicológico.
Programa
CP1. A avaliação psicológica: modelos teóricos e considerações ético-deontológicas no exercício da AP. CP2. A avaliação psicológica enquanto processo: as fases da AP em função dos objetivos e contextos. CP3. Metodologias em avaliação psicológica: 3.1. A entrevista em avaliação psicológica: Modelos e abordagens da entrevista. 3.2. Observação em avaliação psicológica. 3.3. Especificidades da observação e da entrevista com crianças, adolescentes e adultos. CP4. A avaliação da Inteligência e de funções cognitivas: 4.1. Escalas de desenvolvimento mental da Griffiths. 4.2. Bateria de avaliação neuropsicológica de Coimbra. 4.3. Escalas de Wechsler. CP5: Avaliação socio-emocional e sintomas psicopatológicos. 5.1 Vinculação: medidas comportamentais e de representação - crianças, jovens e adultos. 5.2 Comportamentos internalizantes e externalizantes em crianças e adolescentes 5.3. Sintomas psicopatológicos em adultos. 5.4. Outras técnicas CP6: Relatórios de avaliação psicológica.
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Na avaliação ao longo do semestre, os alunos realizam um teste individual escrito (60%) e um trabalho de grupo (40%). Ficam aprovados os estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 9.5 valores em cada elemento da avaliação. Na avaliação por exame, o exame individual escrito corresponde a 100% da nota final (nota mínima de aprovação 9.5). Não existem presenças obrigatórias, no entanto, e considerando a natureza desta UC, os alunos são encorajados a frequentar as aulas, e a realizar a avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Férnandez-Ballesteros, R. (2011). Evaluacion psicológica: Conceptos, métodos y estudio de casos. Madrid: Piramide. Goldfinger, K. B. & Pomerantz, A. M. (2013). Psychological assessment and report writting (2nd Ed.). Los Angeles: Sage. Groth-Marnat, G. & Wright, A. (2016). Handbook of psychological assessment (6th Ed.). New Jersey: Wiley Machado, C., Gonçalves, M., Almeida, L., & Simões, M. (2011). Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (vol. I). Coimbra: Almedina Saklofske, D.H., Reynolds, C., & Schwean, V.L. (2013). The Oxford Handbook of Child Psychological Assessment. Oxford University Press.:
Secundária
- Achenbach, T. (2019). International findings with the Achenbach System of Empirically Based Assessment (ASEBA): Applications to clinical services, research, and training. Child Adolescent Psychiatry Mental Health, 13, 30. Achenbach, T. (2020). Bottom-Up and Top-Down Paradigms for Psychopathology: A Half-Century Odyssey. Annual Review Clinical Psychology, 16, 1?24. Green, E. et al. (2018). Escalas de Desenvolvimento Mental de Griffiths - 3ª Edição. Hogrefe. Simões, M., Machado, C., Gonçalves, M., & Almeida, L.S. (Coord.) (2007). Avaliação psicológica: Instrumentos validados para a população portuguesa (Vol. 3). Coimbra: Quarteto., Simões, M. et al. (2003). Escala de Inteligência de Wechsler para Crianças. Terceira Edição (WISC-III). Adaptação, validação e estudo normativo para a população portuguesa. Hogrefe. Simões, M., et al. (2016). Bateria de Avaliação Neuropsicológica de Coimbra. Hogrefe Ordem dos Psicólogos Portugueses (2021). Código Deontológico dos Psicólogos Portugueses. Waters, E., Vaughn, B.E, & Waters, H.S. (2021). Measuring attachment. Developmental Assessment across the lifespan. Guilford Press.: