Currículo
Trabalho de Projeto em Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco 02820
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
42.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Conhecer as etapas da elaboração de um projecto de investigação. OA2. Identificar, delimitar e enquadrar conceptualmente um problema pertinente de investigação. OA3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito. OA4. Delinear eficazmente a estratégia metodológica para dar resposta adequada ao problema de pesquisa formulado. OA5. Redigir um projecto de investigação adequado a uma tese de mestrado ou trabalho de projecto. OA6. Apresentar oralmente o trabalho efectuado e a argumentação elaborada. OA7. Argumentar e discutir criticamente a favor e contra a sua posição. OA8. Reconhecer e aplicar regras éticas de investigação em Psicologia.
Programa
CP1: Etapas e processos na elaboração de um projecto de investigação (P.I): Estrutura e objectivos de um P.I Fases de desenvolvimento de um P.I Orientações normativas para a elaboração de um P.I. CP2: Elaboração da revisão de literatura: Características e objectivos da revisão de literatura Revisão de literatura e desenvolvimento da argumentação Planeamento e execução da revisão da literatura Organização e redacção da revisão da literatura CP3: Delineamento da estratégia metodológica: Em que consiste uma estratégia metodológica: articulação entre conceptualização e operacionalização Principais opções metodológicas: métodos quantitativos e qualitativos Delineamento do plano de estudo Planeamento do processo de análise de dados Questões éticas na investigação em Psicologia CP4: Análise e interpretação dos resultados Análise de dados Discussão e conclusões Normas de redacção de escrita científica Referências, anexos CP5. Preparação para defesa oral
Método de Avaliação
O Trabalho de Projeto de mestrado deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as componentes técnica, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública. A nota desta UC corresponde à nota atribuída ao Trabalho de Projeto de Mestrado. Critérios de avaliação: a. componente técnica (30%) b. componente formal e apresentação escrita (20%) c. apresentação e defesa pública (20%) d. processo (orientador) (30%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 983.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Walliman, N. (2005). Your research project (2nd Ed.). London. SAGE. Ridley, D. (2008). The literature review: a step-by-step guide for students. London: Sage. Ordem dos Psicólogos Portugueses (2011). Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Diário da República, 2.ª série, 78, 20 de Abril de 2011, 17931- 17936. Normas orientadoras para a dissertação ou trabalho de projecto de mestrado (ISCTE, 2014). Breakwell, G., Hammond, S. & Fife-Schaw, C. (2000). Research methods in Psychology. London: SAGE. Bell, J. (2008). Doing your research project: A guide for first-time researchers in education, health and social science (4th ed.). Berkshire: Open University press. American Psychological Association (2010). Publication Manual of the American Psychological Association. Washington, DC: APA. :
Secundária
- Weisner, T. S. (2005, ed.). Discovering Successful Pathways in Children's Development: Mixed Methods in the Study of Childhood and Family Life. Chicago: The University of Chicago Press. Santos, N. R. (2005). Projectos de investigação em Psicologia: Guia para a sua elaboração e execução. Évora: NEPUE. Punch, K.F. (2006). Developing effective research proposals (2nd Ed.) Londres: SAGE. Judd, C., Smith, E., & Kidder, L.H (1991). Research methods in social relations (6th Ed). Fort Worth: Harcourt Brace Jovanovich College Publishers. Hall, C. (1998). Doing a literature review: releasing the social science research. London: Sage. Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students (2ª ed., cap. 1). Essex: Prentice Hall. Bem, D.J. (1995). Writing a review article for Psychological Bulletin. Psychological Bulletin, 118, 172-177. :