Currículo

Avaliação e Intervenção em Famílias de Risco M8625

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular (UC) pretende fornecer a base para a avaliação e intervenção com famílias em risco. O aluno que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1. Compreender os alicerces teóricos que fundamentam a psicologia da família e conhecer os modelos de funcionamento familiar. OA2. Reconhecer diversidade familiar. OA3. Conhecer os principais processos familiares ao longo do ciclo de vida, assim como as etapas normativas e situações não normativas da vida familiar. OA4. Identificar diferentes estratégias de avaliação das dinâmicas familiares. OA5. Descrever programas de intervenção familiar e educação parental. OA6. Conceptualizar programas de intervenção familiares, adequando-os às características e dinâmicas de cada família, em particular em situação de risco.

Programa

CP1. Família: Definição e diversidade familiar. CP2. O ciclo vital da família, etapa e transições normativas e não-normativas. CP3. Stress e resiliência na família. CP4. Famílias multidesafiadas. CP5. Parentalidade: Fatores de risco e proteção. CP6. Questões de avaliação com famílias. - Focos e estratégias de avaliação. - Observação. - Entrevista. - Questionários. - Genograma, mapas estruturais e relacionais, e mapa da rede social. CP7. Intervenção com famílias e na parentalidade. CP8. Desafios à intervenção e questões ético-deontológicas.

Método de Avaliação

Regime de avaliação: periódica ou por exame. Avaliação periódica: um trabalho em grupo sobre um estudo de caso com apresentação oral em aula (15%) e relatório escrito (30%), e um teste individual (55%). Nota mínima em cada componente de, pelo menos, 9.5 valores. Avaliação por exame: prova individual escrita (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Arranz, E. & Oliva, A. (2010) (Eds). Desarrollo psicológico en las nuevas estructuras familiares. Madrid, Espanha: Ediciones Pirámide. Boyd-Franklin, N. & Bry, B.H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Carr, A. (2012). Family Therapy - Concepts, Process and Practice. San-Francisco: John Wiley and Sons Landy, S., Menna, R. (2006). Early Intervention With Multi-risk Families: An Integrative Approach. Baltimore, MD: Brookes Publishing Company. Relvas, A. (1996). O Ciclo Vital da Família - Perspectiva Sistémica. Biblioteca das Ciências do Homem. Porto: Edições Afrontamento. Walsh, F. (Ed.) (2003). Normal Family Processes: Growing Diversity and Complexity. New York: The Guilford Press. Ponzetti J. J. (2016). Evidence-based parenting education: A global perspective. N.Y.: Routledge.:

Secundária

  • Alarcão, M. (2002). (Des) equilíbrios familiares : uma visão sistémica (2ª edição). Lisboa: Quarteto. Azar, S. T. (1998). Parenting and child maltreatment. In I. E. Sigel & K. A. Renninger (Volume 4, Eds.), Child Psychology in Practice (pp. 361-388). Handbook of Child Psychology. (5th edition) (W. Damon, Ed.). New York: John Wiley & Sons. Boyd-Franklin, N. & Bry, B. H. (2001). Reaching Out in Family Therapy: Home-Based, School, and Community Interventions. New York: The Guilford Press. Camilo, C., & Garrido, M. V. (2013). Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: Uma revisão e reflexão. Análise Psicológica, 3 (XXXI), 245-268 Cassidy, J & Shaver, P. (2010). Handbook of Attachment: Theory, research and clinical applications. NY: Guilford. Christophersen, E.R., & Mortweet, S.L. (2002). Parenting That Works: Building Skills That Last a Lifetime. Washington, DC: American Psychological Association. Cruz, O. (2005). Parentalidade. Coimbra: Quarteto. Demo, D.H., Allen, K. R., Fine, M. A. (2000). Handbook of family diversity. New York: Oxford Press. Elliott, M. (1996). 501 Ways to be a Good Parent. UK: Hodder & Stoughton. Koller, S. H. (Org.) (2004). Ecologia do desenvolvimento humano: Pesquisa e intervenção no Brasil. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo Livraria e Editora. Jones, E. (1999). Terapia dos Sistemas Familiares. Colecção Sistemas, Famílias e Terapias. Lisboa: Climepsi Editores. Liddle, H.A., Santisteban, D.A., Levant, R.F., & Bray, J.H. (Eds.) (2001). Family Psychology: Science-Based Interventions. Washington, DC: American Psychological Association. Nichols, W.C., Pace-Nichols, M.A., Becvar, D.S., & Napier, A.Y. (2000). Handbook of Family Development and Intervention. New Jersey: Wiley & Sons. Ranquet, M. (1996). Los Modelos en Trabajo Social - Intervención con Personas y Familias. Espanha: Siglo Veintiuno Editores. Relvas, A. P. & Alarcão. M. (2002) (Coord.) Novas formas de família. Lisboa: Quarteto. Sandres, M.R. (2008). Triple P-Positive Parenting Program as a Public Health Approach to Strengthening Parenting. Journal of Family Psychology, Vol. 22 (3), 506-517. Soares, H. & Ferreira, B. (2011). Rede de Intervenção na Família (RIF). Uma experiência de prevenção de maus-tratos e negligência infantil (MNI) através da promoção de competências parentais em contexto comunitário. In C. Sampaio Cruz & M. Leote de Carvalho (Eds.), Crianças e Jovens em Risco. A família no centro da Intervenção. Cascais: Princípia - Publicações Universitárias e Científicas. Sroufe, L. A., Egeland, B. E., Carlson, E. A., & Collins, W. A. (2005). The development of the person. The Minnesota study of risck and adaptation from birth to adulthood. The Guilford Press, London. Walsch, F. (2006). Strengthening Family Resilience (2nd edition). New York: Guilford. Webster-Stratton, C. (2010). Os Anos Incríveis - guia de resolução de problemas para pais de crianças dos 2 aos 8 anos de idade. Braga: Psiquilíbrios Edições. Juffer, F., Bakermans-Kranenburg, M.J., & Van IJzendoorn, M.H. (2008). Promoting positive parenting: An attachment-based intervention. New York: Lawrence Erlbaum / Taylor & Francis.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre