Currículo
Programas de Intervenção Social 00629
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1 Descrever os principais conceitos e etapas na concepção de projectos; OA2 Identificar oportunidades e definir problemas para o desenho de projectos; OA3 Construir o modelo teórico de processo do projecto/programa; OA4 Utilizar as principais ferramentas na concepção e planeamento de projectos; OA5 Definir os objectivos, hipóteses, os recursos necessários e os canais, métodos e estratégias de intervenção no planeamento de um projecto; OA6 Utilizar diferentes metodologias e processos na avaliação de projectos; OA7 Conceber e avaliar diferentes tipos de projectos e programas.
Programa
CP1 Principais conceitos na concepção de Projectos 1.1 Definição de Projecto e Programa 1.2Ciclo de vida de um projecto CP2Oportunidade do Projecto e problema 2.1A identificação do problema 2.2Estratégias de definição de problemas: definição pelo cliente; análise de indicadores sociais; avaliação de necessidades CP3A teoria/investigação na concepção de projetos 3.1Conceptualização do problema e racional teórico 3.2Variável resultado 3.3Desenvolvimento de modelos de processo: revisão de literatura 3.4Tabela da balança CP4Ferramentas e técnicas 4.1Definição e componentes do Modelo Lógico(ML) 4.2Abordagens de construção do ML 4.3Fases do ML CP5Actividades associadas ao ML 5.1Objectivos e hipóteses 5.2Canais, métodos estratégias CP6Avaliação projetos 6.1Tipos de avaliação 6.2Desenhos e instrumentos de avaliação CP7Concepção e avaliação de projetos específicos
Método de Avaliação
Em avaliação ao longo do semestre, existem 2 momentos de avaliação: Um teste individual (30%) e um trabalho de grupo (desenho e avaliação de programa/escolha livre do tema), que inclui um relatório (70%). Ficam aprovados os alunos que tenham notas superiores a 9.5 valores nas duas avaliações Os alunos que reprovem na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar a avaliação por exame individual (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Braverman, M. (2023). Evaluating program effectiveness : validity and decision-making in outcome evaluation . SAGE Buunk, A. P. (2021). Applying social psychology: From problems to solutions. SAGE Eldredge, L. K. B., Markham, C. M., Ruiter, R. A., Fernandez, M. E., Kok, G., & Parcel, G. S. (2016). Planning health promotion programs: an internvention mapping approach. John Wiley & Sons. Kok, G., Gottlieb, N. H., Peters, G. J. Y., Mullen, P. D., Parcel, G. S., Ruiter, R. A. C., … Bartholomew, L. K. (2015). A taxonomy of behaviour change methods: an Intervention Mapping approach. Health Psychology Review, 10(3), 297–312. https://doi.org/10.1080/17437199.2015.1077155 Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons: