Currículo

Equipas de Trabalho em Contexto de Intervenção Social M8620

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e avaliar criticamente os fundamentos teóricos do trabalho em equipa. OA2. Descrever os processos psicossociais que condicionam o funcionamento das equipas. OA3. Identificar os principais determinantes da eficácia do trabalho em equipa. OA4. Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar a problemática do trabalho em equipa em contexto de intervenção social.

Programa

CP1. Processos psicológicos nas organizações: A relação indivíduo - equipa - organização CP2. Processos grupais nas organizações: O trabalho em equipa 2.1. Grupos e equipas de trabalho 2.2. Modelos de eficácia do trabalho em equipa CP3. Aspetos estruturais no funcionamento das equipas 3.1 Tipo de tarefas e tipo de equipas 3.2. A composição das equipas: O papel da diversidade CP4. Funcionamento das equipas de trabalho 4.1. Conflitos, gestão de conflitos intragrupais 4.2. Resolução de problemas e tomada de decisão em grupo 4.3. A liderança de equipas de trabalho CP5. Diagnóstico e intervenção em equipas em contexto de intervenção social

Método de Avaliação

Avaliação: contínua ou final. Contínua: - Apresentação e discussão de um estudo empírico (50%). O trabalho em grupo, consiste numa exposição oral na aula e de um relatório escrito. - Proposta de um estudo empírico (50%). Cada grupo desenvolve uma proposta de investigação sobre um dos temas abordados na UC. No final do trimestre, os alunos discutem os seus trabalhos, apresentados sob a forma de poster. Final: os estudantes terão acesso a um exame final (1ª e/ou 2ª época).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • West, M, Tjosvold, D & Smith, K (2003) International handbook of organizational team work and cooperative working. London: Wiley Van Knippenberg, D, & Schippers, M C (2007) Work group diversity. Annual Review of Psychology, 58, 515-541 Thompson, L (2004). Making the team: A guide for managers. New Jersey: Pearson Education Salas, E, Goodwin, G, & Burke, C (2009) Team effectiveness in complex organizations. NY: Psychology Press Ilgen, D, Hollenbeck, J, Johnson, M, & Jundt, D (2005) Teams in organizations: From input-process-output models to IMOI Models. Annual Review of Psychology, 56, 517-543 Ferreira, J, Neves, J, & Caetano, A (Coord) (2001) Manual de Psicossociologia das Organizações. Lisboa: McGraw-Hill De Dreu, C, & Weingart, L (2003) Task versus relationship conflict, team performance, and team member satisfaction: A meta-analysis. Journal of Applied Psychology, 88, 741-749 Caetano, A, & Vala, J (2002) Gestão de recursos humanos: Contextos, processos e práticas. Lisboa: RH Editora:

Secundária

  • Winefield, H. R., & Barlow, J. A. (1995). Client and worker satisfaction in a child protection agency. Child Abuse and Neglect, 19, 897-905. Simons, T. L., & Peterson, R. S. (2000). Task conflict and relationship conflict in top management teams: The pivotal role of intragroup trust. Journal of Applied Psychology, 85 (1), 102-111. Pelled, L. H., Eisenhardt, K. M., & Xin, K. R. (1999). Exploring the black box: An analysis of work group diversity, conflict, and performance. Administrative Science Quarterly, 44, 1-28. Passos, A., & Caetano, A. (2005). Exploring the effects of intragroup conflict and past performance feedback on team effectiveness. Journal of Managerial Psychology, 20 (3,4), 231-244. Passos, A., & Caetano, A. (2002). Tipos de conflito intragrupal: Um modelo tridimensional. In J. Vala, M. Garrido, & P. Alcobia (Orgs.), Percursos da investigação em psicologia social e organizacional - volume.1 (pp. 109-122). Lisboa: Edições Colibri. Lalayants, M., & Epstein, I. (2005). Evaluating multidisciplinary child abuse and neglect teams: A research agenda. Child Welfare, 84 (4), 433-458. Jenaro, C., Flores, N., & Árias, B. (2007). Burnout and coping in human services practitioners. Professional Psychology: Research and Practice, 38, 80-87. Jehn, K. A., & Mannix, E. (2001). The dynamic nature of conflict: A longitudinal study of intragroup conflict and group performance. Academy of Management Journal, 44, 238-251. Jacobson, M. (2001). Child sexual abuse and the multidisciplinary team approach: Contradictions in practice. Childhood, 8, 231-250. Jackson, S. E., & Ruderman, M. N. (1995). Introduction: Perspectives for understanding diverse work teams. In S. E. Jackson & M. N. Ruderman (Eds.), Diversity in work teams: Research paradigms for a changing workplace (pp. 1-13). Washington, DC: APA Publications. Harrison, M. I. (1994). Diagnosing organizations: Methods, models, and processes, 2nd Edition. Thousand Oaks, CA: Sage. Guzzo, R. A., & Dickson, M. W. (1996). Teams in organizations: Recent research on performance and effectiveness. Annual Review of Psychology, 47, 307-338. Guzzo, R. A., & Dickson, M. W. (1996). Teams in organizations: Recent research on performance and effectiveness. Annual Review of Psychology, 47, 307-338 Guzzo, R. A. (1996). Fundamental considerations about work groups. In M. A. West (Ed.), Handbook of work group psychology (pp. 3-21). Chichester: John Wiley & Sons, Lda. Friedman, R. A., Tidd, S. T., Currall, S. C., & Tsai, J. C. (2000). What goes around comes around: The impact of personal conflict style on work conflict and stress. International Journal of Conflict Management, 11, 32-55. French, W. L. & Bell, C.H (1999).Organizational development: Behavior science interventions for organizational improvement, (6th Edition). Englewood Cliffs, NJ: Prentice-Hall. Ells, M. (2000). Forming a multidisciplinary team to investigate child abuse. Rockville: Office of Juvenile Justice and Delinquency Prevention. Retrieved March, 2, 2006, from http://www.ncrjs.org/htlm/ojjdp/portable-guides/forming/contents.html. Devine, D. J. (2002).A review and integration of classification systems relevant to teams in organizations. Group Dynamics: Theory, Research, and Practice, 6, 291-310. De Dreu, C., & Van Vianen, A. E. M. (2001). Managing relationship conflict and the effectiveness of organizational teams. Journal of Organizational Behavior, 22, 309-328 De Dreu, C. K. W., & Van de Vliert, E. (1997). Using conflict in organizations. London: Sage. De Dreu, C. K. W., & Dijkstra, M. T. M. (2004). Conflict at work and well-being. International Journal of Conflict Management, 15 (1), 6-26. Danna, K. & Griffin, R. W. (1999). Health and well-being in the workplace: A review and synthesis of the literature. Journal of Management, 25 (3), 357-384. Caringi, J. C., Strolin-Goltzman, J., Lawson, H. A., McCarthy, M., Briar-Lawson, K., & Claiborne, N. (2008). Child welfare design teams: An intervention to improve workforce retention and facilitate organizational development. Research on Social Work Practice, 18, 565-574. Bross, D. C., Krugman, R. D., Lenherr, M. R., Rosenberg, D. A., & Schmitt, B. D. (1988). The new child protection team handbook. New York: Garland Publishing. Bell, L. (2001). Patterns of interaction in multidisciplinary child protection team in New Jersey. Child Abuse and Neglect, 25, 65-80.:

Disciplinas de Execução

2019/2020 - 1º Semestre