Currículo

Psicologia Comunitária M7403

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas da comunidade ao nível social e comunitário. OA2. Definir e avaliar problemas psicossociais em diferentes contextos sócio ecológicos. OA3. Definir estratégias e dominar técnicas e ferramentas de intervenção comunitária em contexto social, comunitário e organizacional.

Programa

CP1. Introdução à Psicologia Social Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária. 1.Origem, justificação e estatuto actual da Psicologia Social Comunitária. 2.Conceitos e formulações de Comunidade. 3.Definição, características e princípios da Psicologia Comunitária. 4.Modelos teóricos da Psicologia Social Comunitária. CP2. Estratégias de avaliação da Psicologia Comunitária. 1.Bases epistemológicas, teóricas e aplicadas da avaliação comunitária. 2.Âmbito, definição e processo de avaliação de problemas a nível da comunidade. 3.Métodos de observação e de avaliação em contexto social e comunitário CP3. Estratégias de intervenção comunitária. 1.Conceitos e processos de intervenção comunitária, da participação ao empowerment e sentido de comunidade. 2.Métodos de intervenção: Prevenção e promoção, desenvolvimento comunitário, promoção de redes e suporte sociais, consultoria-formação, desenvolvimento da comunidade e acção social.

Método de Avaliação

Avaliação periódica ou exame final. Na opção pela avaliação periódica os estudantes estão sujeitos aos seguintes instrumentos de avaliação: apresentação oral de um trabalho de grupo (25%), um relatório escrito do trabalho de grupo (25%) e uma frequência individual (50%). Todos os instrumentos de avaliação devem ter uma nota mínima de 9.5 valores. O regime de avaliação final é composto por um exame (100%) em 1ª e/ou 2ª época.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Bond, M. A., Serrano-García, I. E., Keys, C. B., & Shinn, M. E. (2017). APA handbook of community psychology: Theoretical foundations, core concepts, and emerging challenges. Washington, DC, US: American Psychological Association. Kloos, B., Hill, J., Thomas, E., Wandersman, A. Elias, M. & Dalton, J. (2011). Community Psychology: Linking individuals and communities (3rd ed.). Belmont, USA: Wadsworth Publishing. Menezes, I. (2007). Intervenção Comunitária: Uma Perspectiva Psicológica. Porto: Livpsic. Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2005). Community Psychology. In pursuit of liberation and well-being. New York: Palgrave Macmillan. Ornelas, J. (2008). Psicologia Comunitária. Lisboa: Fim de Século. Rappaport & Seidman, (2000). Handbook of community psychology. New York: Plenum:

Secundária

  • Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Boston: Pearson Education, Inc. Fisher, A. T., Sonn, C. C. & Bishop, B. (2002). Psychological sense of community: research, applications, and implications. New York: Kluwer Plenum Publishers. Marques,S. Vauclair,M.L., Rodrigues,R., Mendonça,J., Gerardo, F., Cunha, F. (2015). imAGES: Programa de intervenção de promoção de imagens positivas de envelhecimento em crianças e adolescentes.Lisboa:SCML&LeyaEditores. Marques, S., Vauclair, Rodrigues, R., C.M., Mendonça, J., Gerardo, F. & Cunha, F. (2017). imAGES: intervention program to prevent ageism in children and adolescents. In Baker, H.E., Krueger, T.M. & Karasik, R.J. (Eds). A Hands-on approach to teaching about ageing (pp. 24-30).SpringerPublishingCompany. Mendonça, J., Mariano, J., & Marques, S. (2016). Lisbon street campaign against ageism: A promising multi-stakeholder initiative. Journal of Intergenerational Relationships, 14(3), 258-265. Montero, M. (2003). Teoría y práctica de la psicología comunitaria:la tensión entre comunidad y sociedad. Buenos Aires:Paidós. Montero, M. (2004). Introducción a la psicología comunitaria : desarrollo, conceptos y procesos. Buenos Aires:Paidós. Newcomer, K. E., Hatry, H. P., & Wholey, J. S. (2015). Handbook of practical program evaluation. John Wiley & Sons. Ornelas, J. & Moniz, M.J. (2011). Parcerias comunitárias. Lisboa: edições ISPA Scott, V. C., & Wolfe, S. M. (Eds.). (2014). Community psychology: Foundations for practice. USA: SAGE Publications.:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre