Currículo

Métodos Avançados de Análise de Dados M8205

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1 | Identificar e distinguir os diferentes efeitos associados à moderação e à mediação OA2 | Atualizar e aprofundar conhecimentos sobre regressão linear para testar moderação e mediação OA3 | Aplicar a regressão linear múltipla para os diversos modelos OA4 | Analisar e interpretar resultados estatísticos OA5 | Reportar resultados em tese/artigo.

Programa

1. Moderação, mediação e mediação moderada 1.1 Moderação: efeito de interação 1.2 Mediação: cadeia de efeitos 1.3 Mediação moderada: efeito indireto condicionado 1.3 Discussão de artigos com moderação, mediação e moderação mediada 2. Moderação via regressão linear múltipla 2.1 Efeito principal e efeito de interação 2.2 Moderadora quantitativa 2.3 Moderadora dummy 2.4 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 2.5 Reportar resultados em tese/artigo 3. Mediação via regressão linear múltipla 3.1 Mediadora quantitativa 3.2 Estimar e testar efeito indireto via bootstrapping 3.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 3.4 Reportar resultados em tese/artigo 4. Mediação moderada via regressão linear múltipla 4.1 Condições de aplicabilidade 4.2 Efeito indirecto condicionado 4.3 Aplicação com software de estatística (SPSS e PROCESS) 4.4 Reportar resultados em tese/artigo

Método de Avaliação

A avaliação periódica contempla: 1. Avaliação individual - Teste (65%) 2. Avaliação em grupo - Trabalho (35%). Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho de grupo = 10 valores. A avaliação por exame mantém as mesmas duas componentes da avaliação periódica e com as mesmas ponderações: 1. Avaliação individual - Teste (65%) 2. Avaliação individual - Trabalho (35%). Nota mínima no teste = 8,5 valores | Nota mínima no trabalho individual = 10 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Hair, J., Black, W., Babin, B. and Anderson R. (2014). Multivariate Data Analysis. Pearson New International Edition (7ª ed). Hayes, A. F. (2020). Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach. 2nd, Guilford Press. Jiang, L., J. and Matthew J. (2018). Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality. J Bus Psychol 33, 545?558. https://doi.org/10.1007/s10869-017-9509-6. Maroco, J. (2010). Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro. Tabachnick, B. and Fidell, L. (2013). Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 6ª ed. Hair, J., Anderson R., Tatham, R. e Black, W., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2019, Saddle River, Pearson International Edition (8ª ed),, Hayes, A. F., Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis: A Regression-Based Approach, 2020, 2nd, Guilford Press., Jiang, L., J. and Matthew J., Work and Affective Commitment: A Moderated Mediation Model of Positive Work Reflection and Work Centrality., 2018, J Bus Psychol 33, 545?558., Maroco, J., Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS),, 2020, Pero Pinheiro, Tabachnick, B. and Fidell, L., Using Multivariate Statistics, 2013, USA, Person International Edition, 6ª ed., :

Secundária

  • Baron, R e Kenny D. (1986). The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182. Preacher, K. J. e Hayes, A. F (2008). Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf. Important links: Kenny, D. A. (2011). Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm Kenny, D. A. (2012). Mediation, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm Baron, R e Kenny D., The Moderator-Mediator Variable Distinction in Social Psychological research: Conceptual, Strategic and Statistical Considerations, 1986, Journal of Personality and Social Psychology, 51, 1173-1182., Preacher, K. J. e Hayes, A. F., Asymptotic and resampling strategies for assessing and comparing indirect effects in multiple mediator models,, 2008, Behavior Research Methods, 40 (3), 879-891, http://quantpsy.org/pubs/preacher_hayes_2008b.pdf., Kenny, D. A., Moderation http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, 2011, http://davidakenny.net/cm/moderation.htm, Kenny, D. A., Mediation, 2012, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm, http://davidakenny.net/cm/mediate.htm:

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre