Currículo
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança M8627
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Descrever e explicar as principais características, potencialidades e desafios na Adoção, Acolhimento Familiar e Acolhimento Residencial; OA2. Conhecer os modelos teóricos e a investigação que guia o conhecimento atual nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial; OA3. Conhecer estratégias de intervenção e programas empiricamente validados ou informados de intervenção naqueles contextos educativos, com vista à promoção do desenvolvimento da criança e qualificação do sistema. OA4. Analisar de forma crítica quer a investigação quer os programas de intervenção nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial.
Programa
CP1. Acolhimento Residencial -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Standards e sistemas de avaliação da qualidade em AR; -Acolhimento terapêutico e especializado; -Projeto de vida, transições e preparação para a saída. CP2. Acolhimento Familiar -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicação para o desenvolvimento da criança; -Captação e formação inicial das famílias de acolhimento; -Intervenção durante a colocação em acolhimento familiar; CP3. Adoção -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Identidade adotiva e procura das origens; -Parentalidade adotiva.
Método de Avaliação
O/as aluno/as podem concluir a UC através de avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. -A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes elementos obrigatórios: (1) elaboração em grupo de um projeto de investigação em acolhimento ou adoção (30%), acrescentando-se (2) a respetiva apresentação oral (15%); e (3) um teste individual escrito (55%). Ficam aprovados o/as aluno/as que tenham nota mínima em cada elemento de avaliação de pelo menos 8.5 valores e uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Os estudantes devem frequentar pelo menos 3/4 das aulas. -A avaliação por exame realiza-se por exame individual escrito (100%) e incide sobre a totalidade da matéria. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Dozier, M., & Rutter, M. (2016). Challenges to the Development of Attachment Relationships Faced by Young Children in Foster and Adoptive Care. In J. Cassidy & P. Shaver (eds.), Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical Applications (3rd edition). NY: The Guildford Press. Magalhães, E., & Baptista, J. (2021). Acolhimento familiar de crianças e jovens em perigo - manual para profissionais. Lisboa: Pactor. Miller, G., Wrobel, E.H., & Marr, E. (2020). The Routledge Handbook of Adoption (Routledge International Handbooks). NY: Routledge. Osofsky, J. (2017). Treating infants and young children impacted by trauma: Interventions that promote healthy development. Washington DC: American Psychological Association. Whittaker, J. et al. (2015). Therapeutic residential care for children and youth: Developing evidence-based international practice. London: Jessica Kingsley. Acrescem artigos científicos e relatórios profissionais anualmente atualizados e disponibilizados aos alunos.:
Secundária
- Carvalho, M.J.L., & Salgueiro, A. (2018). Pensar o acolhimento de crianças e jovens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Bernard, K., Frost, A., Kuzava, S., & Perrone, L. (2019). Foster parenting. In M. H. Bornstein (Ed.), Handbook of parenting: Vol. 1. Children and parenting (pp. 368-397). Routledge. Neil, G., Parton, N., & Skivenes, M. (2011). Child protection systems: International trends and orientations. NY: Oxford University Press. Steele, H, & Steele, M. (2018). Handbook of attachment-based interventions. New York: Guildford. Mitchell, J. et al. (2019). The handbook of therapeutic care for children: Evidence-informed approaches to working with traumatized children and adolescents in foster, kinship and adoptive care. London: Jessica Kingsley Publishers. van IJzendoorn, M. H. et al. (2020). Institutionalisation and deinstitutionalisation of children 1: A systematic and integrative review of evidence regarding effects on development. The Lancet Psychiatry, 7(8), 703-720. https://doi.org/10.1016/S2215-0366(20)30029-0: