Currículo
Adopção, Acolhimento Familiar e Residencial e Desenvolvimento da Criança M8627
Contextos
Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de: OA1. Descrever e explicar as principais características, potencialidades e desafios na Adoção, Acolhimento Familiar e Acolhimento Residencial; OA2. Conhecer os modelos teóricos e a investigação empírica que guia o conhecimento atual nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial; OA3. Conhecer estratégias de intervenção e programas empiricamente validados ou informados de intervenção naqueles contextos educativos, com vista à promoção do desenvolvimento da criança e qualificação do sistema. OA4. Analisar de forma crítica quer a investigação quer os programas de intervenção nas áreas da Adoção, do Acolhimento Familiar e do Acolhimento Residencial.
Programa
CP1. Acolhimento Residencial -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Standards e sistemas de avaliação da qualidade em AR; -Acolhimento terapêutico e especializado; -Projeto de vida, transições e preparação para a saída. CP2. Acolhimento Familiar -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicação para o desenvolvimento da criança; -Programas de preparação e intervenção em acolhimento familiar; CP3. Adoção -Caracterização: a medida e a experiência; -Implicações para o desenvolvimento da criança; -Identidade adotiva e procura das origens; -Parentalidade adotiva.
Método de Avaliação
-Avaliação periódica: elaboração em grupo de um projeto de investigação em acolhimento ou adoção (30%) com apresentação oral (15%); e um teste individual escrito (55%). Nota mínima de cada elemento de avaliação: 8.5 valores. Aprovação final: média final igual ou superior a 9.5 valores. Os estudantes devem frequentar pelo menos 3/4 das aulas. -Avaliação por exame: exame individual escrito (100%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Mccall, R. et al. (2011). Children without permanent parents: Research, practice, and policy. Monographs of the Society for Research in Child Development, 76(4). Mitchell, J. et al. (2019). The handbook of therapeutic care for children: Evidence-informed approaches to working with traumatized children and adolescents in foster, kinship and adoptive care. London: Jessica Kingsley Publishers. Osofsky, J. (2017). Treating infants and young children impacted by trauma: Interventions that promote healthy development. Washington DC: American Psychological Association. Wrobel, G.M., & Neil, E. (2009). International advances in adoption research for practice. Wiley-Blackwell. Whittaker, J. et al. (2015). Therapeutic residential care for children and youth: Developing evidence-based international practice. London: Jessica Kingsley. Acrescem artigos científicos e relatórios profissionais anualmente atualizados e disponibilizados aos alunos.:
Secundária
- Carvalho, M.J.L., & Salgueiro, A. (2018). Pensar o acolhimento de crianças e jovens. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Dozier, M., & Rutter, M. (2008). Challenges to the development of attachment relationships faced by young children in foster and adoptive care. In J. Cassidy & P. Shaver (eds.), Handbook of Attachment: Theory, Research, and Clinical Applications. NY: The Guildford Press. Haugaard, J., & Hazan, C. (2002). Foster parenting. In M. H. Bornstein (Ed.), Handbook of parenting: Vol. 1. Children and parenting (pp. 313-327). New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates. Neil, G., Parton, N., & Skivenes, M. (2011). Child protection systems: International trends and orientations. NY: Oxford University Press. Nelson, C.A., Furtado, E.A., Fox, N.A., & Zeanah, C.H. (2009). The deprived human brain. American Scientist, 97, 222-229. Nelson, C.A., Zeanah, C., & Fox, N.A. (2007). The effects of early deprivation on brain-behavioral development: The Bucharest Early Intervention Project. In D. Romer and E. Walker (Eds.), Adolescent Psychopathology and the Developing Brain: Integrating Brain and Prevention Science (pp.197-215). New York: Oxford University Press. Palacios, J., & Brodzinsky, D. (2010). Adoption research: Trends, topics, outcomes. International Journal of Behavioral Development, 34(3), 270-284. Rutter, M., et al. (2010). Deprivation-specific psychological patterns: Effects of institutional deprivation. Monographs of the Society for Research in Child Development, 76(4). Steele, H, & Steele, M. (2018). Handbook of attachment-based interventions. New York: Guildford. Wilson, K., & James, A. (2007). The child protection handbook. London: Bailiere Tindall. Acrescem artigos científicos e relatórios profissionais anualmente atualizados e disponibilizados aos alunos.: