Currículo

Ética e Desenvolvimento Profissional 00630

Contextos

Groupo: Psicologia Comunitária, Proteção de Crianças e Jovens em Risco > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta unidade curricular visa fornecer informação e formação relativas ao desenvolvimento de competências profissionais e pessoais, sendo privilegiada a aplicação em diferentes contextos de intervenção comunitária. O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Identificar e cumprir princípios e normas que regulam a actividade da profissão. OA2. Aplicar os princípios éticos a casos concretos da prática profissional. OA3. Desenvolver competências interculturais para poder intervir junto de indivíduos, famílias e comunidades diferentes de si do ponto de vista cultural. OA4. Identificar estratégias de prevenção do burnout profissional. OA5. Estabelecer um plano de desenvolvimento profissional/objectivos a curto prazo.

Programa

1. Ética e Deontologia Profissional em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores - Princípios éticos gerais - Identificar e seguir princípios e normas que regulam a actividade da profissão - Modelo de Tomada de Decisão Ética - Temas avançados: violência e maus-tratos, crianças e famílias, avaliação, investigação, supervisão, uso de computador e internet, e manutenção de processos 2. Diversidade e Multiculturalidade - Modelo de Competência Multicultural - Desenvolvimento de Identidade Cultural e processos de aculturação - Discriminação e preconceito: Minorias étnicas/raciais e sexuais - Guidelines para intervenção com população diversas 3. Estratégias de prevenção de burnout profissional e auto-cuidado - Burnout em prestadores de cuidados: definição e fases evolutivas - Etiologias e consequências de burnout - Estratégias de auto-cuidado em profissionais prestadores de cuidados - Desenvolvimento profissional ao longo do ciclo de vida

Método de Avaliação

A avaliação da UC consiste na realização de dois trabalhos (um individual e outro de grupo). Cada trabalho valerá 40%. O trabalho individual consiste na resolução fundamentada de um dilema ético encontrado na sua actividade profissional, com base no seu código deontológico. O trabalho de grupo refere-se a um ensaio teórico sobre um grupo minoritário escolhido pelo/as aluno/as, com base na literatura. Existirá um breve teste de conhecimentos no final do semestre (20%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 123.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Skovholt, T. M. (2001). The resilient practitioner: Burnout prevention and self-care strategies for counselors, therapists, teachers, and health professionals. Needham Heights, MA: Allyn & Bacon. Pope-Davis, D.B., Coleman, H.L.K., Liu, W.M., & Toporek, R.L. (2003). Handbook of Multicultural Competencies in Counseling and Psychology. London: Sage. Ordem dos Psicologos Portugueses (2011). Código Deontológico da ordem dos Psicólogos Portugueses. Retirada de https://www.ordemdospsicologos.pt/pt/cod_deontologico. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo Bersoff, D. N. (2003). Ethical conflicts in Psychology (3rd Edition). Washignton, DC: APA. :

Secundária

  • Lunt, I. (2000). Psychology as a profession. In M. Rosenzweig & K. Pawlik (Eds.), International handbook of psychology. London: Sage. Delbrouck, M. (2003). Síndrome de Exaustão (Burnout). Lisboa: Climepsi. Modulo 3. Moleiro, C., Silva, A., Rodrigues, R. & Borges, V. (2009). Health and Mental Health Needs and Experiences of Minority Clients in Portugal. International Journal of Migration, Health and Social Care, 5(1), 15-24. Moleiro, C. & Pinto, N. (2009). Diversidade e Psicoterapia: Expectativas e experiências de pessoas LGBT acerca das competências multiculturais de psicoterapeutas. Revista Ex Aequo, 20, 159-172. OECD (2010). Educating Teachers for diversity: Meeting the challenge. Autor. APA (2003). Guidelines on Multicultural Education, Training, Research, Practice, and Organizational Change for Psychologists. American Psychologist, 58(5), 377-402. APA (2002b). Guidelines for Psychotherapy with Lesbian, Gay, and Bisexual Clients. American Psychologist, 55(13), 1440-1451. APA (1993). Guidelines for Providers of Psychological Services to Ethnic, Linguistic, and Culturally Diverse Populations. American Psychologist, 48(1), 45-48. Modulo 2. Códigos de ética em http://www.kspope.com/ethcodes/index.php. Lindsay, G., Koene, C., Ovreeide, H. & Lang, F. (2008). Ethics for European Psychologists. Gottingen, Germany: Hogrefe. Koocher, G. P., & Keith-Spiegel, P. (1998). Ethics in psychology: Professional standards and cases (2nd Ed). New York: Oxford. APA (2002a). Ethical principles of psychologists and code of conduct. American Psychologist, 57, 1060-1073. Modulo 1. :

Disciplinas de Execução

2015/2016 - 1º Semestre