Descrição

2024/2025 + Info

Breve Introdução

O Mestrado em Serviço Social, criado em 2008, apresenta-se como uma oferta educativa de 2º ciclo no Iscte que procura responder às atuais exigências formativas do ensino universitário no quadro do processo de Bolonha e às necessidades de estudo/investigação, inovação e internacionalização, com vista a contribuir para uma melhor articulação do Serviço Social com as políticas sociais, os problemas sociais e a prática profissional.
      O aprofundamento do conhecimento teórico e científico em Serviço Social é um imperativo para o desenvolvimento desta área das ciências sociais e, por essa razão, será dada particular atenção à cooperação científica com escolas de prestígio nesta área de formação, em particular na Europa, América do Norte e Brasil, incentivando o intercâmbio científico e a realização de parcerias com instituições universitárias, que se distingam pela qualidade da formação e investigação em Serviço Social.  
      O mestrado em Serviço Social promove a realização de estudos avançados em Serviço Social, desenvolvendo competências científicas e teórico-metodológicas que permitam aprofundar a compreensão das problemáticas e políticas sociais, da intervenção profissional com indivíduos, famílias, grupos, comunidades, bem como dos contextos organizativos/institucionais onde se produzem e articulam essas práticas.
      O conhecimento aprofundado da teoria e prática do Serviço Social, aliado à compreensão crítica das políticas públicas e da desigualdade social, contribui para uma intervenção mais sólida e articulada com o atual contexto societário. Pretende-se, assim, dar especial atenção ao desenvolvimento do conhecimento científico e à aquisição de competências técnicas, com vista ao desenvolvimento de capacidade crítica, reflexiva e analítica da intervenção, no quadro da investigação e produção de conhecimento em Serviço Social.

Historial

O Curso de Mestrado em Serviço Social foi criado no ISCTE - IUL no ano de 2008, integrado na Escola de Sociologia e Políticas Públicas, afeto ao Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas. Apresenta um plano curricular inovador com o objetivo de melhor efetivar os princípios de Bolonha aproximando a formação académica com o mercado de trabalho.

Objectivos

- Aprofundar conhecimentos em Serviço Social no domínio teórico e da metodologia de pesquisa;
- Aplicar teorias e instrumentos facilitadores da compreensão e resolução dos problemas sociais contemporâneos pelo Serviço Social;
- Elaborar um projeto de pesquisa em Serviço Social, que inove a prática profissional e produza conhecimento científico que integre a conceção de políticas públicas/sociais;
- Experienciar competências científicas e teórico-metodológicas, de forma a promover a realização de estudos e investigação em Serviço Social;
- Proporcionar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e analítico da intervenção, num quadro da investigação e produção de conhecimento em Serviço Social.

Saídas Profissionais

O mestrado fornece preparação adequada ao ingresso e exercício de funções nos serviços sociais públicos, privados e de solidariedade social. Progressão na carreira e aquisição de competências e capacidades necessárias a uma participação activa na inovação dos serviços sociais. O mestrado possibilita também o desenvolvimento de novas competências para outras funções, nomeadamente relacionadas com a integração em equipas responsáveis por projectos/programas sociais de intervenção e de investigação, e/ou de aconselhamento e supervisão técnica no domínio do Serviço Social.

Regime de Funcionamento

- Pós- Laboral

Coordenadores

Pablo Álvarez Pérez