Currículo

Emoções, Saúde Mental e Bem-Estar 00141

Contextos

Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre

Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

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Programa

Módulo 1. Emoções e Bem-estar 1.1 O papel das emoções no bem-estar psicológico. Introdução à importância da regulação emocional. 1.2 O desenvolvimento emocional na infância e adolescência. O papel das relações precoces e da interacção interpessoal no desenvolvimento. Módulo 2. Emoções em psicopatologia 2.1 O papel das emoções na psicopatologia da criança e do adolescente: as perturbações da ansiedade e separação, as perturbações do comportamento, e o autismo. 2.2 O papel das emoções na psicopatologia do adulto: humor, ansiedade, psicoses, abuso de substâncias e perturbações da personalidade.

Método de Avaliação

A avaliação da unidade curricular consiste na realização de um trabalho de grupo, com (1) apresentação (40%) em sala de aula e (2) entrega de relatório (40%) escrito após a conclusão da UC. Existirá ainda um breve teste de conhecimentos no final do semestre, que corresponde a 20% da avaliação. Os elementos da avaliação têm a nota mínima de 8,5 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Siegel, D. J. (1999). The Developing Mind: How relationships and the brain interact to shape who we are. New York: Guilford Press. Schoe, A. N. (2003). Affect Dysregulation and the Disorders of the Self. New York: W. W. Norton & Company. Rottenberg, J. & Johson, S. L. (2007). Emotion and Psychopathology: Bridging affective and clinical science. Washington, DC: American Psychological Association. Pio Abreu, J. L. (2006). Como tornar-se doente mental. Lisboa: Dom Quixote. Pinto, A. M. & Silva, A. L. (Eds) (2005). Stress e bem-estar: Modelos e domínios de aplicação. Lisboa: Climepsi. Duck, S. (1992). Human relationships (2nd edition). London: Sage. Bradley, S. J. (2003). Affect Regulation and the Development of Psychopathology. New York: Guilford Press. :

Secundária

  • Vários capítulos de Rottenberg & Johson (2007) e artigos pesquisados pelos grupos para apresentações. Kring, A. (2008). Emotion disturbances as transdiagnostic processes in psychopathology. In The handbook of emotions. New York. The Guildford Press. Módulo 2. Wohl, M.J.A., DeShea, L, & Wahkinney, R.L (2008). Looking within: Measuring state self-forgiveness and its relationship to personal well-being. Canadian Journal of Behavioural Science, 40(1), 1-10. Schore, A. N. (2001). Effects of a secure attachment relationship on right brain development, affect regulation, and infant mental health. Infant Mental Health Journal, 22(1-2), 7-66. Fredrickson, B.L. (2000). Cultivating positive emotions to optimize health and well-being. Prevention & Treatment, 3, 1-25. Barrett, L.F., Gross, J., Christensen, T.C., & Benvenuto, M. (2001). Knowing what you?re feeling and knowing what to do about it: Mapping the relation between emotion differentiation and emotion regulation. Cognition and Emotion, 15(6), 713-724. Módulo 1. :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre