Currículo
Metodologias de Intervenção para o Desenvolvimento MID
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta disciplina visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: - Conhecimento e compreensão do conceito de Desenvolvimento, nas suas diferentes aceções e propostas teóricas ; - Conhecimento e análise de algumas experiências e projetos concretos de Desenvolvimento; - Conhecimento e análise dos principais métodos de intervenção para o Desenvolvimento; - Análise em detalhe de alguns métodos de intervenção, nomeadamente sobre participação, visão integrada, trabalho em parceria e flexibilidade estratégica; - Capacidade de elaborar argumentos teóricos em articulação com o conhecimento prático e de os comunicar a outrem; - Capacidade de pesquisa pessoal com autonomia e motivação para aprender ao longo da vida; - Capacidade de valorizar e sistematizar o conhecimento de base indutiva (a partir da prática); - Capacidade de desenvolvimento de uma pedagogia de solidariedade e de trabalho em grupo.
Programa
1. Principais características dos métodos de intervenção para o Desenvolvimento tradicionais 1.1. Breve enquadramento sobre a evolução do conceito de Desenvolvimento 1.2. Métodos de intervenção para o Desenvovlimento baseado no crescimento económico - principais características 2. Os novos desafios metodológicos de uma intervenção multidimensional para o Desenvolvimento 2.1. Princípios estratégicos e metodológicos decorrentes dos novos conceitos de Desenvolvimento 2.2. Potencialidades e limites dos métodos participativos 2.3. Os desafios práticos de uma visão integrada 2.4. Vantagens e dificuldades do trabalho em parceria 2.5. As implicações de uma flexibilidade estratégica no Desenvolvimento - o papel da inovação social
Método de Avaliação
O(a) mestrando(a) pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Modalidade A: Nota Final = [Trabalho individual ou de grupo (4 elementos, no máximo) +[Participação nas aulas]* Modalidade B: Nota Final = [Exame Final]*100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - RODRIGUES, Fernanda e STOER, Stephen (1998) - "Entre parceria e partenariado - Amigos, amigos, negócios à parte", Oeiras, celta Editora. - GUERRA, Isabel (2007) - "Fundamentos e Processos para uma Sociologia de Ação ", S. João do Estoril, Principia Editora, 2ª edição. - GUERRA, Isabel (2006) - "Participação e Ação Coletiva ", S. João do Estoril, Principia Editora. - FRIEDMANN, John (1996) - "Empowerment. Uma Política de Desenvolvimento Alternativo", Celta Editora, Oeiras. - AMARO, Rogério Roque (2003) - "Desenvolvimento " um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria", in "Cadernos de Estudos Africanos", nº 4, janeiro /julho , Lisboa, p.35-70. - AMARO, Rogério Roque/BIT (2003) "A Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social em Portugal - Experiências do Programa Nacional de Luta contra a Pobreza", OIT, Lisboa. :
Secundária
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