Currículo
Dissertação em Serviço Social 00618
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3). 2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2). 3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3). 4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4). 5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4). 6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
Programa
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1). 2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2). 3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3). 4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4). 5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5). 6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
Método de Avaliação
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1172.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA. OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras. GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4). :
Secundária
- VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. PESSANHA, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. GRAUE, M. Elizabeth and WALSH, Daniel J. (1998). Studing Children in Context. Theories, Methods, and Ethics. Sage Publications. London. Tradução CHAVES, Ana Maria. 2003. Investigação Etnográfica com Crianças: Teorias, Métodos e Ética. Lisboa. Ed. Fundação Calouste Gulbenkian. :