Currículo

Dissertação em Serviço Social 00618

Contextos

Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Trabalho Final

ECTS

48.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1º Semestre OA1: Utilizar ferramentas digitais para gestão de referências e pesquisa bibliográfica avançada. OA2: Estruturar um problema de investigação com clareza. OA3: Elaborar uma revisão de literatura crítica, identificando lacunas e tendências no estado da arte. 2º Semestre OA4: Conceber e elaborar instrumentos de recolha de dados (ex: guiões de entrevista, questionários, grelhas de observação). OA5: Aplicar métodos de recolha e análise de dados qualitativos e/ou quantitativos. OA6: Argumentar e comunicar resultados de forma clara, preparando-se para a defesa pública.

Programa

1º Semestre Foco: Pesquisa e Escrita CP1: Definição do tema, formulação do problema e objetivos de pesquisa. CP2: Organização documental, pesquisa bibliográfica avançada e gestão de referências. CP3: Normas e técnicas de escrita académica. 2º Semestre Foco: Dados e Defesa CP4: Princípios para o desenho e elaboração dos instrumentos de recolha de dados e ética na pesquisa. CP5: Análise e discussão de resultados qualitativos e quantitativos. CP6: Preparação para defesa pública da dissertação.

Método de Avaliação

A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à área do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte. Embora esta unidade curricular não contribua para a nota final da dissertação, prevê-se um acompanhamento formativo com o objetivo de apoiar os estudantes na organização e desenvolvimento progressivo do seu trabalho. Como parte deste acompanhamento, recomenda-se a apresentação de dois vídeos de atualização dos progressos realizados ao longo dos dois semestres. Estes vídeos terão uma duração recomendada entre 5 e 10 minutos (com limite máximo de 10 minutos). Os vídeos têm caráter não vinculativo e não influenciam a nota final, mas permitem ao docente da unidade curricular comentar o progresso e enviar sugestões ao orientador. Podem ainda ser enviados ao painel de avaliação para apoiar uma apreciação mais informada do percurso de cada estudante. Conteúdos por semestre 1.º Semestre – Estado da Arte e Estrutura Teórica O vídeo deverá apresentar os progressos no levantamento e análise do estado da arte, podendo incluir: a) Bibliografia comentada com referência a autores e estudos relevantes; b) Esquema ou índice provisório do capítulo teórico da dissertação. 2.º Semestre – Metodologia e Trabalho de Campo O vídeo deverá centrar-se nos elementos metodológicos da investigação, nos resultados obtidos ou conclusões, consoante a fase de desenvolvimento da dissertação/trabalho de projeto de cada estudante. Feedback formativo Após a entrega dos vídeos, será realizado um feedback dos trabalhos apresentados, promovendo o diálogo entre os estudantes e a partilha de sugestões.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 1172.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Clark, T., Foster, L., Sloan, L., & Bryman, A. (2021). Social research methods (6th ed.). Oxford University Press. Babbie, E. R. (2014). The basics of social research (6th ed.). Belmont, CA: Wadsworth, Cengage Learning. Edmonds, W. A., & Kennedy, T. D. (2017). An applied guide to research designs: Quantitative, qualitative, and mixed methods (2nd ed.). SAGE Publications. https://doi.org/10.4135/9781071802779 Royse, D., Staton‑Tindall, M., Badger, K., & Webster, J. M. (2009). Needs assessment (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. Hoy, J. (2012). Qualitative methods for practice research (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. Drisko, J. W., & Maschi, T. (2016). Content analysis (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. SCHIEFER, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA.:

Secundária

  • Littell, J. H. (2008). Systematic reviews and meta‑analysis (Pocket Guides to Social Work Research Methods). Oxford University Press. RUBIN, ALLEN E BABBIE, EARL R. (2008). RESEARCH METHODS FOR SOCIAL WORK. SIXTH EDITION. INTERNATIONAL STUDENT EDITION.USA. VILELAS, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. VALLES, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. OLABUÉNAGA, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). MARCONI, Marina de Andrade e LAKATOS, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. MATINELLI, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade ? NEPI. São Paulo. Editora Veras. GAUTHIER, Benoît (ed). (2003). Investigação Social ? da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. BLAIKIE, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4).:

Disciplinas de Execução