Currículo

Gestão dos Meios de Comunicação Social M8025

Contextos

Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Conhecer, compreender e interpretar as variáveis (drivers) que impactam o negócio dos meios de comunicação social. Espera-se que o aluno perceba a forma como essas variáveis devem ser enquadradas pelo gestor de media. OA2. Analisar detalhadamente cada segmento. Propõe-se que o aluno consiga entender de que forma as variáveis (drivers) impactam cada um dos diferentes negócios dos media. OA3. Capacitar para o entendimento dos exemplos nacionais e internacionais demonstrando individualmente e em grupo que sabe aplicá-los numa componente prática, enquadrada no conceito do problema solução, com recurso a exercícios que potenciam a aplicação dos conhecimentos em situações simuladas de gestão.

Programa

CP1. O que está a acontecer aos media: a tempestade perfeita CP2.1. Para onde olham e quem são as audiências CP2.2. O negócio da televisão pode aprender com os desafios da aviação CP2.3. O negócio da televisão já aprendeu com o cinema CP3.1. O factores que sustentam o negócio do print CP3.2. O negócio do digital e os desafios dos inventários infinitos CP3.3 Aplicar o método problema solução ao meu negócio dos media

Método de Avaliação

Exposições teóricas sistematicamente acompanhadas de exemplos. Insistência na apresentação de boas práticas de gestão, em empresas cuja actividade comercial é balizada por elevados graus de responsabilidade social. 1. Avaliação ao longo do semestre com sistema de majoração da presença e trabalho em aulas, leituras, exercícios, fichas de trabalho (25%) 2. Avaliação periódica, com textos semanais (25%) 3. Trabalho Final individual (50%) (nota mínima para aprovação 10 valores) Quem não realizar a avaliação periódica faz um trabalho/exame final (100%)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Westcott, K., et al. (2021). Digital media trends. Deloitte Insights. Ballhaus, W., & Chow, W. (2021). Power shifts: Altering the dynamics of the E&M industry. PWC. Ballhaus, W., & Chow, W. (2020). Global entertainment & media outlook. PricewaterhouseCoopers. Arthofer, F., et al. (2016). The future of television - the impact of OTT. Boston Consulting Group. Rose, J., et al. (2020). Can subscription video providers hold on to their new customers. Boston Consulting Group. Vaddi, M. (2020). Will peak TV burst the video content bubble. Boston Consulting Group.:

Secundária

  • Harford, T. (2020, February 7). There is science behind the spread of good ideas. Financial Times. Fernandes, V. (2022, November 14). Elon Musk em contramão. Público, 20-21. Harford, T. (2022, November 26-27). How to leave Twitter but keep your followers. Financial Times, 20. Ferreira, V. (2022, December 4). Agonia de Twitter e Facebook abre porta às redes descentralizadas. Público, 18-19. Maia, A. M. (2022, December 4). Internet: o bar incrível que Marie Le Conte encontrou nos anos 90 é hoje claustrofóbico. Público, 12-13. Cision. (2022). 2022: State of the media. Cardoso, G., & Baldi, V. (Eds.). (2021, May). A imprensa em Portugal: Desempenho e indicadores 2008-2020. Observatório de Comunicação. Boucherie Mendes, P. (2018). Ainda bem que ficou desse lado. Edição Escritorio. Newman, N., et al. (2022). Digital news report 2022. Reuters Institute. Pereira, J. P. (2022, December 17). A cultura do papel e a democracia - os limites da transição digital. Público, 13.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre