Currículo
Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade 00050
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
-Identificar os fundamentos clássicos e contemporâneos do Serviço Social -Analisar a prática do assistente social com base em fundamentos do Serviço Social -Planear a intervenção do assistente social fundamentada nos quadros teórico-metodológicos
Programa
I- Fundamentos do Serviço Social:perspectivas clássicas e contemporâneas 1. Análise reflexiva do conhecimento em Serviço Social 2. Dinâmicas e mutações sociais e a sua relação com o serviço social 3.A identidade profissional no quadro das políticas públicas actuais II-Perspectivas contemporâneas e novas questões sociais 1. O Bem-estar e o desenvolvimento humano 2. A importância da pessoa no Agir profissional do assistente social 3. O significado da cidadania na intervenção do assistente social III-Serviço Social e conhecimento: uma prática fundamentada 1.Conhecimento ontológico e conhecimento científico 2.Conhecimento, poder e estrutura da prática 3.A dimensão instrumental dos fundamentos do Serviço Social
Método de Avaliação
È adotado o sistema de avaliação ao longo do semestre Assiduidade - 10% Participação nos debates - 10% Paper sobre um tema da UC e a sua relação com o serviço social - 80% ( trabalho individual, escrito, de sistematização e análise crítica, a incidir sobre um dos pontos do programa, no máximo de 10 páginas, a entregar de acordo com o calendário letivo. O trabalho pode ser submetido em português, inglês ou espanhol) Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de um trabalho individual escrito. A avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Trevithick, Pamela (2011) Social Work skills and knowledge, Open University Press Taylor, B. (2017) Decision Making, assessment and Risk in social Work, Learning Matters SANTOS, CLARA (2008) RETRATOS DE UMA PROFISSÃO, A IDENTIDADE DO SERVIÇO SOCIAL. COIMBRA: ED.QUARTETO Rogers, Michaela et al (2016) Developing skills por social work practice, Sage Publ. Reamer, F. (1994) THE FOUNDATIONS OF SOCIAL WORK KNOWLEDGE. NEW YORK: COLUMBIA UNIVERSITY PRES Knott, C et al (2016) Reflective Practice in Social Worl, Sage Publ. Parton, N. (ED). (1996) SOCIAL WORK, SOCIAL CHANGE AND SOCIAL WORK. LONDON:ROUTLEDGe Parker, J. et al (2014) Social Work Practice, Sage Publ. Lishman, J. (2018) Social Work: an introduction, Sage Publ. :
Secundária
- SANTOS, MARIA ISABEL(2009) O DISCURSO HISTÓRICO SOBRE O SERVIÇO SOCIAL EM PORTUGAL. LISBOA: UNIVERSIDADE CATÓLICA MOURO, Helena (2009) Modernização do Serviço Social. Coimbra: Ed. Almedina Musson, Phil (2017) Making sense of theory, Cornwall, Critical Publishing Gray, M et al (eds) (2013) The New Politics of Social Work, NY, Palgrave Macmillan Deacon, L. et al (2017) Social Work Theory & Practice, Sage Publ. Amaro, Inês (2015) Urgências e Emergências do Serviço Social, Lisboa, Ed. UCP :