Currículo
Planeamento e Avaliação de Educação e Formação 00504
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, os/as estudantes deverão ser capazes de: OA1 – Definir Planeamento e Avaliação em contextos de aplicação ao desenho e desenvolvimento de organizações e programas educativos e formativos, em vários níveis de escala, setores, segmentos e objetos. OA2 – Distinguir os diferentes modelos e metodologias de planeamento e de avaliação e respetivos fundamentos, instrumentos, mais-valias e riscos. OA3 – Apontar as principais agências de planeamento e de avaliação em contextos de educação e formação e possíveis relações de poder. OA4 – Conceber/Executar processos de planeamento e de avaliação em contextos de educação e formação participados, considerando as mais-valias/desafios a potenciar/contornar.
Programa
CP1 – Planeamento e Avaliação em Educação e Formação (E&F): 1.1. Definição dos conceitos aplicados à E&F, 1.2. Níveis de escala, setores, segmentos e objetos. CP2 – Modelos de Planeamento e Avaliação: 2.1. Evolução dos modelos de Planeamento e Avaliação, 2.2. Fundamentos, instrumentos, mais-valias, riscos dos modelos. CP3 – Agências de Planeamento e Avaliação em E&F: 3.1. Agentes por níveis de escala (agências internacionais, programas nacionais, gestão local, gestão institucional, gestão pessoal, docente e discente) e relações de poder, 3.2. Contributos e responsabilidades dos agentes por níveis de escala. CP4 – Processos de Planeamento e Avaliação em E&F: 4.1. As fases dos processos: Diagnóstico/Análises prospetivas, Decisão/Planeamento (previsão e gestão de recursos), Implementação/Monitorização, Avaliação, 4.2. Estratégias metodológicas por fase: como programar o planeamento e a avaliação, potenciando as oportunidades e superando os desafios, 4.3. A importância da participação.
Método de Avaliação
O sistema de avaliação desta Unidade Curricular foi concebido para medir o progresso dos/das estudantes de forma abrangente ao longo dos semestres e prevê as duas modalidades no Regulamento Geral da Avaliação de Conhecimentos e Competências: 1. Avaliação ao Longo do Semestre, que inclui os instrumentos indicados de seguida com as respetivas ponderações para o cálculo da nota final (entre 0 e 20 valores): - Assiduidade e Participação (10%): os/as estudantes são aconselhados a participar regularmente de forma presencial nas aulas para que tenham a possibilidade de adquirir as competências necessárias, não apenas para concluir a Unidade Curricular, mas também para aplicar nas suas profissões. - Trabalhos individuais (40%): Cada estudante terá de entregar, através do moodle, um mínimo de três trabalhos individuais, ao longo do semestre, que serão propostos todas as semanas pelo docente e selecionados de acordo com os gostos e tempos dos/das estudantes. Estes trabalhos consistem em análises de casos práticos de processos de planeamento e avaliação internacionais, nacionais, locais e organizacionais, ou mini ensaios sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular (com o máximo de 2 páginas para cada trabalho individual). O/A estudante que assim o entenda, pode realizar mais trabalhos além do número mínimo para a obtenção da nota instrumento de avaliação; o docente dará feedback individualizado a todos os trabalhos entregues através do moodle. A nota a este instrumento será calculada a partir da média aritmética dos três trabalhos entregues através do moodle que tiveram as notas mais elevadas. - Trabalho de grupo (50%): Ensaio de reflexão crítica sobre um caso prático de processo de planeamento e avaliação, com apresentação e discussão em aula, antes da entrega final em data a determinar (máximo de 12 páginas). O processo de avaliação ao longo do semestre, vulgo contínua, alinha-se com o processo de feedback, no sentido da promoção de uma aprendizagem progressiva e contínua, e que se prevê realizar informalmente, nas componentes participativas e ativas das aulas, e formalmente, aos trabalhos individuais e à apresentação e ao ensaio/trabalho de grupo. A avaliação contínua exige uma nota mínima de 7 valores em cada instrumento de avaliação para aprovação. 2. Avaliação por Exame (100%): para estudantes que optarem por esta modalidade de avaliação ou que não atinjam os critérios mínimos na Avaliação ao Longo do Semestre, O Exame final terá uma duração de 2 horas e cobrirá todos os conteúdos programáticos lecionado ao longo dos dois semestres.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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