Currículo
Trabalho de Projecto em Serviço Social TPSS
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Trabalho Final
ECTS
48.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Realizar uma pesquisa bibliográfica utilizando todos os recursos disponíveis para o efeito, demonstrando capacidade de análise crítica das fontes (OA1 e OA3). 2. Identificar e formular um problema de investigação, aplicando conhecimentos teóricos e metodológicos a problemas complexos em contextos novos (OA2). 3. Elaborar uma revisão de literatura relevante e adequada ao problema formulado, articulando as fontes com coerência e profundidade crítica (OA3). 4. Gerar e analisar dados empíricos utilizando metodologias e instrumentos de investigação apropriados, aplicando-os de maneira rigorosa (OA4). 5. Argumentar e discutir criticamente as suas posições, desenvolvendo uma reflexão lógica e científica sobre questões complexas (OA4). 6. Comunicar de forma clara e eficaz, tanto por escrito quanto oralmente, transmitindo conhecimentos e conclusões de forma precisa, rigorosa e conforme as exigências da escrita académica (OA5 e OA6).
Programa
1. Formulação do problema e objetivos de investigação e respetiva sustentação teórica (CP1). 2. Adequação do plano de pesquisa ao problema e objetivos (CP2). 3. Apresentação e interpretação de resultados (CP3). 4. Normas de redação e apresentação, preparação para a defesa da dissertação (CP4). 5. Apresentação e discussão do trabalho de dissertação em diferentes fases do seu desenvolvimento (CP5). 6. Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado (CP6).
Método de Avaliação
A dissertação de mestrado em Serviço Social é apresentada e defendida em provas públicas e será avaliada por um júri. A avaliação baseia-se no mérito científico da dissertação nas suas componentes: teórica, metodológica, empírica, de aplicabilidade à area do Serviço Social e na qualidade da sua apresentação e defesa orais, de acordo com os regulamentos do Iscte.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 1171.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Schiefer, Ulrich e als). (2007). Manual de Planeamento e Avaliação de Projectos. Portugal. Ed. PRINCIPIA. Rubin, Allen e Babbie, Earl R. (2008). Research Methods for Social Work. Sixth Edition. International Student Edition.USA. Olabuénaga, José I.(1999). Metodologia de la investigación cualitativa. Bilbao. Ed. Universidad de Duesto (cap. 1 e 2). Marconi, Marina de Andrade e Lakatos, Eva Maria. (2005). Fundamentos de metodologia cientifica. 6ª edição. São Paulo. Editora ATLAS S.A. Matinelli, Maria Lúcia (Org.) (1999). Pesquisa Qualitativa. Um isntigante desafio. Núcleo de estudos e pesquisa sobre identidade - NEPI. São Paulo. Editora Veras. Gauthier, Benoît (ed). (2003). Investigação Social - da problemática à colheita de dados. Loures.Ed. Lusodidáctica. Blaikie, Norman. (2000). Designing Social Research. Cambridge. Ed. Polity Press (cap. 4). :
Secundária
- Hill, Manuela Magalhães e HILL, Andrew. (2008). Investigação por questionário. Lisboa. Ed. Sílabo. Pessanha, Manuela. (2008). Vulnerabilidade e Resiliência no Desenvolvimento dos indivíduos: Influência da qualidade dos contextos de socialização no desenvolvimento das crianças. Vilelas, José. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa. Ed. Sílabo. Valles, Miguel. (2003). Técnicas Cualitativas de Investigación Social. Madrid. Ed. Síntesis. :