Currículo

Seminário sobre Teorias e Práticas do Desenvolvimento II STPD-II

Contextos

Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

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Programa

1. Renovação nos conceitos e práticas de Desenvolvimento nos últimos 40 anos 1.1. Principais factores de ruptura, nos finais dos anos 60/princípios dos anos 70, na abordagem do Desenvolvimento 1.2. Novos conceitos e teorizações sobre Desenvolvimento – as novas preocupações do ambiente, do território, da cidadania, da defesa dos direitos humanos, dos mínimos sociais e da complexidade 1.3. As perspectivas neo-institucionalistas do Desenvolvimento 1.4. Uma visão de síntese sobre a evolução recente

Método de Avaliação

O(a) mestrando(a) pode optar por uma das seguintes formas de avaliação: Modalidade A: Nota Final = [Trabalho individual ou de grupo (4 elementos, no máximo) +[Participação nas aulas]* Modalidade B: Nota Final = [Exame Final]*100%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - TODARO, Michael P. (2000) - “Economics of Development”, Addison Wesley Longman, London, 7th edition. - RAY, Debraj (1998) – “Development Economics”, Princeton University Press, Princeton and Chichester. - PERKINS, Dwight H. et alt. (2001) – “Economic Development”, W.W. Norton & Company, New York, 5th edition. - CYPHER, James M. e DIETZ, James L. (1997) – “The Process of Economic Development”, Routledge, London And New York. :

Secundária

  • - VAN Dieren, Wouter (editor) (1995), “Taking Nature into Account. Toward a Sustainable National Income. A Report to the Club of Rome”, Copernicus, Nova Iorque. - SEERS, Dudley (1979), “Os Indicadores de Desenvolvimento: O que estamos a tentar medir?”, in Análise Social, vol.XV (60), 4º, 949-968. - MEADOWS, Donella e MEADOWS, Dennis (1972), “Os Limites do Crescimento”, Publicações Dom Quixote, Lisboa. - FRIEDMANN, John (1996), “Empowerment. Uma Política de Desenvolvimento Alternativo”, Celta Editora, Oeiras. - FRAGOSO, António (2005-b) “Contributos para o debate teórico sobre o desenvolvimento local: um ensaio baseado em experiências investigativas”, in Revista Lusófona de Educação, nº5, p.63-83. - FRAGOSO, António (2005-a) “Desenvolvimento Participativo: uma sugestão de reformulação conceptual”, in Revista Portuguesa de Educação, vol.18, nº1, Universidade do Minho, Braga, p.23-51. - AMARO, Rogério Roque (2003), “Desenvolvimento – um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria”, in “Cadernos de Estudos Africanos”, nº 4, Janeiro/Julho, Lisboa, p.35-70. - AMARO, Rogério Roque (2001), “Opções, Estratégias e Actores de Desenvolvimento em Confronto no Caso de Foz Côa”, in GONÇALVES, Maria Eduarda (coord.) (2001) – “O Caso de Foz Côa: um laboratório de análise sócio-política”, Edições 70, Lisboa. - ALLEN, Tim e THOMAS, Alan (2000), “Poverty and Development into the 21st century” Oxford University Press, New York, nova edição, ponto 1.1., p.3-10. :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 2º Semestre