Currículo
Sociologia do Desempenho Escolar 01047
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Relacionar as mudanças no contexto educativo com as alterações societais mais globais; OA2. Reconhecer a dimensão social do desempenho escolar; OA3. Identificar as tendências da diferenciação do desempenho escolar, considerando o conjunto de dimensões sociais em estudo; OA4. Acionar as diferentes teorias explicativas disponíveis no entendimento dos fenómenos sociais observados; OA5. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano político e do plano organizacional; OA6. Relacionar os resultados escolares com variáveis do plano da ação individual e relacional a diferentes níveis (estudantes, famílias e professores); OA7. Refletir criticamente, e de modo informado, sobre os processos de produção da diferenciação de desempenho escolar, envolvendo a diversidade de planos analíticos e dos agentes mais diretamente envolvidos.
Programa
1. A escola enquanto projeto da modernidade. O mérito e a sociedade meritocrática. 2. Relação entre as condições estruturais (plano macro) e o desempenho escolar: diagnóstico da seletividade social (do ensino básico ao ensino superior). 3. Teorias explicativas da seletividade social do desempenho escolar. 4. O efeito-aluno/a: dinâmicas que se relacionam com os resultados escolares. 5. O efeito-família-comunidade: dinâmicas que favorecem o desempenho escolar. 6. O efeito-escola: condições e processos que afetam os resultados escolares. 7. Condições e processos na produção do desempenho escolar (síntese)
Método de Avaliação
A avaliação da UC tem como suporte a prestação de provas em momentos diferenciados ao longo do semestre. 1. Ao longo do semestre, em sessões pré-definidas, os/as estudantes analisam, em grupo (três elementos), um retrato sociológico de um/a jovem, centrado na sua trajetória escolar. Cada um destes momentos corresponde a diferentes etapas de uma análise integradora dos conteúdos em estudo. Na última fase, são apresentados e discutidos os casos analisados por cada grupo. Posteriormente é entregue, por escrito, um relatório final sintético (cerca de 4 páginas). Ponderação na classificação final: 30%. 2. Resposta individual a questões enunciadas pela equipa docente, realizada pelos/as estudantes em tempo de trabalho autónomo (ao longo de duas semanas). Ponderação na classificação final: 70%. Este exercício final inclui a possibilidade de escolha de temáticas, a desenvolver de forma sintética, de modo a permitir o aprofundamento de conhecimentos que possam vir a ser mobilizados para o trabalho de dissertação a realizar no 2º ano do curso. Esta componente deve ser entregue, no portal Moodle, na data da 1ª época ou na 2ª época. Os elementos da avaliação podem ser realizados noutras línguas: inglês, francês ou espanhol. A avaliação por exame: Estão nesta situação os/as estudantes que não realizem os elementos de avaliação propostos na avaliação ao longo do semestre e não frequentem as aulas da UC, como definido no Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC). A avaliação por exame ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide, potencialmente, sobre a matéria lecionada na unidade curricular. Integra, obrigatoriamente, uma prova escrita. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre. Em situações pontuais, a docente poderá proceder a uma prova oral ou a uma sessão de discussão dos elementos de avaliação apresentados, para efeitos de clarificação das classificações atribuídas.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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