Currículo
Sociedade Educativa 00533
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, espera-se que os/as estudantes revelem ser capazes de: 1. Identificar a presença transversal e multifacetada das dimensões educativas, em sentido amplo, na constituição e nas dinâmicas das sociedades atuais. 2. Demonstrar as vertentes em que a dimensão educativa se desdobra na sociedade atual, e dos modos como ela se interliga com diversos domínios institucionais e de interação. 3. Analisar as componentes educativas das sociedades contemporâneas e dos atuais processos de modernização e desenvolvimento, em contexto de globalização. 4. Identificar e analisar criticamente iniciativas e projetos específicos de promoção de competências em contextos não formais e informais.
Programa
As aulas serão organizadas segundo os seguintes conteúdos programáticos: 1. Apresentação, planeamento de atividades e problematização inicial. 2. Sociedades contemporâneas e mudança social 3. Globalização, conhecimento e decolonialidade 4. Sociedade em rede, mundo digital e media. 5. Cultura científica nas sociedades do conhecimento. 6. Arte, cultura e formação de públicos. 7. Migrações e diversidade cultural. 8. Ambiente, risco e reflexividade. 9. Género, diversidades e mudança social. 10.Orientação dos trabalhos finais, balanço e avaliação da unidade curricular.
Método de Avaliação
A avaliação na unidade curricular contempla duas modalidades: avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre Foi concebida para medir a progressão dos/as estudantes através de um conjunto de atividades que incluem: a participação nas aulas; o estudo da bibliografia; a pesquisa de informação (teórica e empírica); apresentação de um trabalho de grupo, e um ensaio individual final. A avaliação ao longo do semestre inclui os seguintes instrumentos de avaliação: A. Apresentação de grupo (35% - até 7 valores). Esta apresentação tem por base a análise de uma iniciativa ou projeto específico de promoção de competências em contexto não formal ou informal, escolhido pelos membros do grupo. A análise deverá ser sustentada pela bibliografia de base. Pretende promover competências de análise de processos de educação não formal e informal. B. Ensaio individual (65% - até 13 valores). Os/as estudantes deverão aplicar o conhecimento adquirido na análise de um projeto de educação não formal ou informal. Prevê-se a realização de prova oral, como instrumento de avaliação complementar, sempre que se justifique a confirmação de uma classificação. Ficam aprovados os/as estudantes que tenham uma nota igual ou superior a 10 valores no somatório dos elementos de avaliação. Todos os elementos de avaliação devem ser apresentados: a não entrega de um elemento significa a exclusão do regime de avaliação ao longo do semestre. Utilização de IA (Inteligência Artificial) Caso opte por utilizar ferramentas de IA, deve seguir princípios de uso ético, seguindo as políticas de integridade académica do Iscte e princípios como a transparência (divulgue sempre quando e como usa ferramentas de IA nas suas tarefas e trabalhos) e originalidade (as ferramentas de IA podem ser úteis para brainstorming, organização de ideias e refinamento de rascunhos, mas assegure-se de que o produto final reflete o seu pensamento e compreensão originais). Uma má utilização de IA pode levar à anulação do trabalho realizado. Avaliação por exame Em caso de opção, ou não cumprimento da avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem recorrer a exame (1ª época e 2ª época), a que corresponderá a 100% da nota final, e que compreende todos os conteúdos programáticos trabalhados ao longo do semestre. O exame consiste num teste escrito com a duração de 2 horas. Os/as estudantes que a tal tenham direito legal podem ainda recorrer à época especial de avaliação. Dado o teor e metodologia da UC, os/as estudantes são encorajados a frequentá-la em regime de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
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Secundária
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