Currículo
Psicologia Social da Saúde M8211
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livre > 2º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O/a estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de: OA1:Identificar as características de uma abordagem psicossocial da saúde; OA2: Compreender o papel da teoria na conceptualização e intervenção em contextos de promoção da saúde e adaptação à doença; OA3: Identificar e descrever os principais modelos teóricos da Psicologia Social da Saúde a diferentes níveis de análise - individual, interpessoal e (inter)grupal; OA4: Aplicar modelos teóricos da Psicologia Social da Saúde à conceptualização de problemas de saúde; OA5: Conhecer, ilustrar e aplicar métodos e estratégias de intervenção individual, interpessoal e (inter)grupal em contextos de promoção da saúde e/ou adaptação à doença.
Programa
B1-Introdução à Psicologia Social da Saúde (PSS) 1.Psicologia e Saúde: do modelo biomédico ao biopsicossocial 2.O campo disciplinar da PSS 3.Diferentes níveis de análise e intervenção em PSS 4.O papel da teoria na avaliação e intervenção em Saúde B2-Modelos e métodos individuais na intervenção em saúde 1.Modelos deliberativos (MD) clássicos sobre a previsão de comportamentos de saúde (CS) 2.MD sobre a implementação de CS 3.MD por etapas sobre a previsão de CS 4.Limites dos modelos individuais: Novas perspetivas. 5.Métodos e estratégias (M&E)de intervenção individuais B3-Modelos e métodos interpessoais na intervenção em saúde 1.Redes Sociais e Suporte Social 2.Contextos Sociais do Coping 3.Regulação Social das emoções 4.M&E de intervenção interpessoais B4-Modelos e métodos (inter)grupais na intervenção em saúde 1.Identidades sociais 2.Estereótipos e normas sociais 3.M&E de intervenção (inter)grupais
Método de Avaliação
Avaliação periódica: 1. Apresentação oral (em grupo) de Métodos de Intervenção (15%) 2. Ficha técnica sobre Métodos de Intervenção (em grupo; 25%) 3. Frequência/teste (60%). Alunos não inscritos ou reprovados na avaliação periódica, poderão ir a exame final (100%). Ficam aprovados os alunos que, tenham em todas as avaliações notas superiores a 9.5 valores.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Stephens, C (2008). Health Promotion: A Psychosocial Approach. NY: Open University Press. Mason, P, & Butler, C (2019). Health Behavior Change: A Guide for Practitioners (3ª ed.). London: Churchill Livingstone. Haslam, C, Jetten, J, Cruwys, T, Dingle, G, & Haslam, A (2018). The New Psychology of Health: Unlocking the Social Cure. London: Routledge. Friedman, H. S. (Ed.). (2011). The Oxford Handbook of Health Psychology. NY: Oxford University Press. Eisler, R.M., & Hersen, M. (Eds.). (2009). Handbook of Gender, Culture and Health. NJ: Laurence Erlbaum Associates. DiClemente, R.J., Salazar, L.F., & Crosby, R.A. (Eds.). (2013). Health Behavior Theory for Public Health: Principles, Foundations and Applications. MA: Jones and Bartlett Learning. Baum, A., Revenson, T.A., & Singer, J. (Eds.). (2012). Handbook of Health Psychology (2ª. ed.). NY: Psychology Press. Bartholomew Eldredge et al. (2016). Planning Health Promotion Programs: An Intervention Mapping Approach (4ª Ed.). SF: Jossey-Bass.:
Secundária
- Uchino, B. N. (2004). Social Support and Physical Health: Understanding the Health Consequences of Relationships. New Haven, CT: Yale University Press. Sutton, S., Baum, A., & Johnston, M. (Eds.) (2004). SAGE Handbook of Health Psychology. London, UK: SAGE. Salovey P., & Rothman A. (Eds.). (2003). Social Psychology of Health: Key Readings. New York, NY: Psychology Press Ryff, C. D., & Singer, B. (2001). Emotion, Social Relationships, and Health. New York, NY: Oxford Univ Press Marks, D.F., Murray, M., Evans, B., & Estacio, E.V. (2011). Health Psychology: Theory, Research and Practice (3ª ed.). London, UK: SAGE. Helgeson, V. (2017). The Psychology of Gender (5ª Ed.). New York, NY: Routledge. Lima, M.L. (2018). Nós e os Outros: O Poder dos Laços Sociais. Lisboa, PT: Fundação Francisco Manuel dos Santos. Jetten, J., Haslam C., & Haslam A. (Ed.) (2011). The Social Cure: Identity, Health and Well-being. New York, NY: Psychology Press. Glanz, K., Rimer, B.K., & Viswanath, K. (2008). Health Behavior and Health Education: Theory, Research, and Practice (4ª ed.). San Francisco, CA: John Wiley. Conner, M., & Norman, P. (2005). Predicting Health Behavior: Research and Practice with Social Cognition Models (2ª ed.). Maidenhead, MA: Open University Press. Cohen, S., Underwood, L., & Gottlieb, B. (Eds.). (2000). Social Support Measurement and Intervention: A Guide for Health and Social Scientists. Oxford, UK: Oxford University Press. Bernardes, S.F. (2010). Sobre a Contextualidade dos Enviesamentos de Sexo nos Julgamentos de Dor. Lisboa, PT: FCT/FCG.: