Currículo
Psicologia Social Comunitária (M) M8213
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Utilizar adequadamente conceitos e modelos teóricos para analisar problemas da comunidade ao nível social e comunitário. OA2. Definir e avaliar problemas psicossociais em diferentes contextos sócio ecológicos. OA3. Definir estratégias e dominar técnicas e ferramentas de intervenção comunitária em contexto social, comunitário e organizacional.
Programa
Bloco 1 - Introdução à Psicologia Social Comunitária: Conceitos e abordagens teóricas na Psicologia Comunitária.Origem, justificação e estatuto actual da Psicologia Social Comunitária.Conceitos e formulações de Comunidade. Bloco 2 - Estratégias de avaliação.Bases epistemológicas, teóricas e aplicadas da avaliação em Psicologia Comunitária. Métodos e tecnicas de avaliação Bloco 3 - Estratégias de intervenção comunitária. Âmbito social, organizacional/comunitário, grupal e individual da intervenção comunitária. Conceitos e processos de intervenção comunitária. Métodos de intervenção: Prevenção, intervenção na crise, comunidades terapêuticas, auto-ajuda, desenvolvimento da comunidade e acção social urbana.
Método de Avaliação
Em avaliação contínua os alunos apresentam dois trabalhos, um oral e outro escrito. Estas avaliações contam 100% para a nota final. Os alunos apresentam a) artigos de aplicação pratica(30%) e, b)um plano de avaliação utilizando uma metodologia participativa (70%). Ficam aprovados os alunos que têm na avaliação continua 9.5 valores nos dois trabalhos.Os alunos que reprovem na avaliação contínua, poderão realizar exame final (2ª época).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Rapp-Paglissi, L. A. Dulmus, C. N. & Wodarski, J. S. (Eds.) (2004). Handbook of preventive interventions for children and adolescents. New Jersey: Wiley. Rappaport & Seidman, (2000). Handbook of community psychology. New York: Plenum. Nelson, G. & Prilleltensky, I. (2005). Community Psychology. In pursuit of liberation and well-being. Palgrave Macmillan. New York. Fisher, A. T., Sonn, C. C. & Bishop, B. (eds).(2002). Psychological sense of community: research, applications, and implications. New York, Ny: Kluwer Academic/ Plenum Publishers. Dulmus, C. N. & Rapp-Paglissi, L. A. (Eds.) (2005). Handbook of preventive interventions for adults. New Jersey: Wiley. Duffy, G. & Wong, Y. (2003). Community Psychology. Pearson Education, Inc. Boston. Dalton, J. H., Elias, M. J. & Wandersman, A. (2001). Community psychology: Linking individuals and communities. Belmont, CA: Wadsworth/Thomson Learning. :
Secundária
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