Currículo
Métodos de Pesquisa em Ciências Sociais 00553
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Definir as etapas de um processo de investigação em ciências sociais, identificando o papel dos métodos e das técnicas de pesquisa na produção do conhecimento científico; OA2. Distinguir as estratégias metodológicas extensiva e intensiva, demonstrando as suas características, potencialidades e limitações; OA3. Elaborar e validar instrumentos para a recolha da informação no contexto da investigação extensiva, com definição do processo de amostragem e construção de questionários; OA4. Elaborar e validar instrumentos para aplicação em investigações intensivas, com elaboração de guiões de entrevista e definição do trabalho de campo; OA5. Perceber a estrutura de uma base dados, classificando as variáveis e interpretando tabelas e gráficos; OA6. Analisar e interpretar dados qualitativos, recorrendo à análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos.
Programa
CP1 - O processo de investigação 1.1 Introdução ao processo de investigação em ciências sociais 1.2 As etapas do processo de investigação 1.3 Métodos e técnicas de investigação: principais noções e características CP2 - Investigação extensiva 2.1 Investigação extensiva: características principais 2.2 Planeamento e condução de inquéritos por questionário 2.3 Principais técnicas de amostragem 2.4 Tipos de perguntas, construção e validação de questionários 2.5 O inquérito online CP3 - Investigação intensiva 3.1 Investigação intensiva: características principais 3.2 Tipos de entrevistas e níveis de directividade 3.3 Planeamento e condução de entrevistas 3.4 Elaboração de guiões de entrevista 3.5 Observação e trabalho de campo CP4 - Análise e interpretação de dados quantitativos e qualitativos 4.1 Exploração e análise de bases de dados com SPSS 4.2 Produção e interpretação de tabelas e gráficos 4.3 Análise de conteúdo de entrevistas e outros documentos
Método de Avaliação
Os/as estudantes podem optar por uma das duas modalidades de avaliação estabelecidas para esta UC em consonância com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do Iscte: 1) Avaliação ao longo do semestre; 2) Avaliação por exame. Avaliação ao longo do semestre: modalidade de avaliação composta por duas componentes: Percurso de Aplicações Metodológicas (60%) e Trabalho de Grupo (40%). a) Percurso de Aplicações Metodológicas: esta componente traduz-se numa sequência de exercícios metodológicos que desafiam os/as alunos/as a colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em cada bloco de conteúdos programáticos da UC. Os exercícios são realizados individualmente ao longo do semestre, de forma síncrona ou assíncrona, permitindo uma avaliação contínua dos/as estudantes e do seu progresso no domínio dos métodos de pesquisa em ciências sociais. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes podem prescindir da entrega de apenas um dos exercícios metodológicos propostos. A nota obtida nesta componente corresponde a 60% da classificação final da UC. b) Trabalho de Grupo: esta componente consiste na elaboração de uma análise de duas investigações empíricas, uma intensiva e outra extensiva, a partir do exame de duas dissertações de mestrado dedicadas a áreas temáticas relacionadas aos interesses dos/as estudantes. Deve-se privilegiar a análise de dissertações de mestrado desenvolvidas na área científica do curso em que os/as estudantes estão inscritos. Os trabalhos podem ser realizados em grupo (dois elementos) ou individualmente. O documento deverá ser escrito de acordo com a estrutura do trabalho proposta pela equipa docente. Para se manterem em avaliação ao longo do semestre, os/as estudantes devem obter nota mínima de 10 valores no trabalho de grupo. A nota obtida nesta componente corresponde a 40% da classificação final da UC. Além dos requisitos mínimos em cada componente, a avaliação ao longo do semestre implica a presença dos/as estudantes em pelo menos 60% das aulas. Avaliação por exame: ocorre, exclusivamente, durante o período de avaliações e incide sobre toda a matéria lecionada na unidade curricular, com questões de natureza teórica e teórico-prática. Consiste numa prova escrita individual composta por questões que visam aferir tanto as competências práticas para a aplicação dos métodos de pesquisa social quanto o conhecimento teórico propiciado pela leitura da bibliografia principal. São admitidos/as a esta modalidade de avaliação os/as estudantes que por ela tenham optado e os/as estudantes que não tenham obtido aprovação na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Albarello, L. et al. (2011). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. Gradiva. Bardin, L. (2020). Análise de conteúdo (Edição revista e ampliada). Edições 70. Beaud, S., & Weber, F. (2007). Guia para a pesquisa de campo. Editora Vozes. Bryman, A. (2022). Social research methods (6th ed.). Oxford University Press. Campenhoudt, L. V., Marquet, J., & Quivy, R. (2023). Manual de investigação em ciências sociais (2ª ed. rev.). Gradiva. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches (5th ed.). SAGE Publications. Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research (6th ed.). SAGE Publications. Foddy, W. (1996). Como perguntar – Teoria e prática da construção de perguntas para entrevistas e questionários. Celta Editora. Ghiglione, R., & Matalon, B. (1992). O inquérito – Teoria e prática. Celta Editora. Maroco, J. (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics (7ª ed.). ReportNumber.:
Secundária
- Becker, H. (1997). Métodos de pesquisa em Ciências Sociais. Hucitec. Bertaux, D. (2020). As narrativas de vida. Mundos Sociais. Bryman, A. & Cramer, D. (1993). Análise de dados em ciências sociais: introdução às técnicas utilizando o SPSS. Celta Editora. Burgess, R. (2001). A pesquisa de terreno: uma introdução. Celta Editora. DeCastellarnau, A. (2018). A classification of response scale characteristics that affect data quality: A literature review. Quality & Quantity, 52(4), 1523-1559. https://doi.org/10.1007/s11135-017-0533-4 Della Porta, D., & Keating, M. (Orgs.). (2008). Approaches and methodologies in the social sciences: A pluralist perspective. Cambridge University Press. Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative research (5th ed.). SAGE Publications. Laureano, R., & Botelho, M. C. (2017). IBM SPSS Statistics: O meu manual de consulta rápida (3ª ed.). Sílabo. Moreira, J. M. (2004). Questionários: Teoria e Prática. Almedina. Oliveira, A. et al. (2021). O questionário online na investigação em educação: reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas. Universidade Aberta. Paugam, S. (Coord.). (2015). A pesquisa sociológica. Editora Vozes. Silva, A. S., & Pinto, J. M. (2014 [1986]). Metodologia das ciências sociais. Edições Afrontamento. Silverman, D. (2011). Interpreting qualitative data (4th ed.). SAGE Publications. Sue, V. e Ritter, L.A. (2012). Conducting Online Surveys (2ª ed.), Thousand Oaks, Sage. Vicente, P., Reis, E. & Ferrão, F. (2001). Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade. Sílabo.: