Currículo
Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública 00550
Contextos
Groupo: Serviço Social > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Livres Ou Supletivas > 1º Ano - 1º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
A Unidade Curricular de Modernização Administrativa e Modelos de Gestão Pública pretende dotar os alunos de capacidade de apreciação crítica no que concerne às questões que hoje existem acerca das linhas de reforma em curso na Administração Pública. Desta forma, torna-se objetivo fundamental da Unidade Curricular fazer com que os estudantes aprendam a desenvolver uma reflexão e ter uma argumentação teoricamente fundamentada sobre a governação colaborativa da Administração Pública.
Programa
T.1. A Governação Colaborativa na Administração Pública: Principais Paradigmas nos Serviços Públicos T.2. Gestão Integrada das Pessoas: Natureza, Identidade e Comportamento T.3. O Papel da liderança e da inovação através da expansão de formas de governação colaborativas: Liderança Pública Integrada T.4. A Gestão das Cidades Inteligentes: Elementos facilitadores e inibidores do sucesso dos ecossistemas em diferentes fases de evolução. T.5. Integração da Informação e Tomada de Decisão T.6. Gestão da Inovação: Digitalização, Mercado e Transformação Organizacional T.7. Formas Locais de Governança Integrada. T.8. Inteligência Artificial integrada para a Gestão Pública. T.9. Gestão do Desempenho Integrado T.10. Gestão Integrada do Controlo Interno
Método de Avaliação
No final da UC, deverá ser capaz de: (i) Sintetizar a gestão colaborativa com a sua base para a gestão estratégica e objetivos das políticas; (ii) Apreciar a gestão integrada em termos da sua capacidade de cumprir os objetivos; (iii) Avaliar criticamente o desempenho tanto nas consequências negativas como positivas para a gestão estratégica e o impacto organizacional; (iv) Abordar criticamente as perspetivas teóricas que sustentam a gestão pública e os objetivos estratégicos; (v) Permitir aos estudantes aplicar quadros utilizados no âmbito da gestão estratégica e de desempenho; (vi) Reconhecer e resolver os desafios enfrentados pelas organizações que desenvolvem quadros de gestão colaborativa dentro de ambientes complexos de serviço público. | O processo de avaliação de conhecimentos contempla a avaliação contínua. A avaliação dos alunos será feita através da apresentação de um dos temas da UC que constam no programa e de um trabalho escrito final, que será apresentado em sala de aula. O aluno deverá desenvolver um trabalho crítico sobre um dos artigos científicos, distribuídos pelo professor, para testar as habilidades de compreensão e pensamento crítico em relação ao tema. As aulas serão introduzidas pelo professor e, de seguida, um ou vários estudantes realizam a apresentação do tema. Os alunos podem trabalhar juntos em pequenos grupos sobre esses temas e são auxiliados pelo professor em um ambiente de trabalho colaborativo e não-competitivo. A avaliação será individual e consistirá: na apresentação de um tema nas aulas (40%), na participação do aluno (10%) e na revisão crítica de um artigo com apresentação e discussão oral (50%).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Knies, E., P. Leisink, and R. Van de Schoot. (2020). ?People Management: Developing and Testing a Measurement Scale.? The International Journal of Human Resource Management 31 (6): pp. 705?37. Buengeler, C., H. Leroy, and K. De Stobbeleir. (2018). ?How Leaders Shape the Impact of HR?s Diversity Practices on Employee Inclusion.? Human Resource Management Review 28 (3): pp. 289?303. Ashikali, T., S. Groeneveld, and B. Kuipers. (2020). ?The Role of Inclusive Leadership in Supporting an Inclusive Climate in Diverse Public Sector Teams.? Ansell, Chris, and Jacob Torfing. (2015). ?How Does Collaborative Governance Scale?? Policy & Politics 43 (3). Andersen, L. B., B. Bjørnholt, L. L. Bro, and C. Holm-Petersen. (2018). ?Achieving High Quality through Transformational Leadership: A Qualitative Multilevel Analysis of Transformational Leadership and Perceived Professional Quality.? Public Personnel Management 47 (1). :
Secundária
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