Currículo
Economia Comportamental e Regulação dos Mercados e Instituições Financeiras 03470
Contextos
Groupo: Economia e Regulação de Instituições Financeiras > Pós-Graduação de 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objetivo da disciplina é desenvolver as seguintes competências: - (OA1) Conhecer e saber analisar os comportamentos ?anómalos? com relevância económica, em situações concretas do funcionamento dos mercados financeiros. - (OA2) Ser capaz de avaliar soluções em termos de regulação para a resolução de problemas de decisão individual e de acção colectiva a partir do conhecimento das teorias comportamentais. - (OA3) Conhecimento e compreensão dos princípios gerais de regulação dos agentes financeiros no contexto pós-crise - (OA4) Conhecimento e compreensão referentes à regulação bancária - (OA5) Conhecimento e compreensão das principais vantagens e limitações da regulação financeira
Programa
O programa resumido da U.C. é o seguinte: - (P1) Racionalidade Limitada e a Crítica aos Postulados Comportamentais do Modelo de Escolha Racional - (P2) Heurísticas e ?anomalias? comportamentais na tomada de decisão individual - (P3) Aplicação da abordagem comportamental às políticas públicas e à regulação no caso dos mercados financeiros. - (P4) Princípios gerais da regulação financeira - (P5) A Crise Financeira Global como factor sistémico disruptor do sector financeiro e da indústria bancária - (P6) A necessidade de regulação dos bancos no contexto pós-crise.
Método de Avaliação
O processo de avaliação - a decorrer ao longo do semestre - engloba as seguintes opções: ->Opção 1 (duas componentes de avaliação): - Teste individual com uma ponderação de 50% ('Exame de 1ª Época') - Trabalho de grupo com uma ponderação de 50% O Teste individual tem uma nota mínima que terá de ser igual ou superior a 8 valores. ->Opção 2 (uma componente de avaliação): - Teste individual com uma ponderação de 100% ('Exame de 1ª Época') Os Alunos deverão escolher UMA das opções acima mencionadas. É fortemente aconselhada aos Alunos a Opção 1, em virtude da possibilidade de diversificação das fontes de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Shiller, Robert J. 2000. Irrational Exuberance, Princeton, New Jersey: Princeton University Press. - Mishkin, F.S., 2015. The Economics of Money, Banking, and Financial Markets. Eleventh edition. England: Pearson Education Limited. - Kahneman, Daniel 2012. Thinking, fast and slow, London: Penguin. - Casu, B, Girardone, C., and Molyneux, P., 2015. Introduction to Banking. Second edition. United Kingdom: Pearson Education Limited. - Allen, F., and Carletti, E., 2012. The Roles of Banks in Financial Systems. In: Allen N. Berger, Philip Molyneux, and John O.S. Wilson, eds. The Oxford Handbook of Banking. Second edition. United Kingdom: Oxford University Press, pp. 27-46.:
Secundária
- - Saunders, A., and Cornett, M.M., 2014. Financial Institutions Management: A Risk Management Approach. Sixth edition. United States of America: McGraw-Hill Higher Education. - Hull, J.C., 2015. Risk Management and Financial Institutions. Fourth edition. United States of America: John Wiley & Sons, Inc. - Lourenço, J.S.; Ciriolo, E.; Almeida, S.R. e Troussard, X. (2016) Behavioural Insights Applied to Policy: European Report 2016, Bruxelas, Comissão Europeia. - Loewenstein, George; Prelec, Drazen (1992), ?Anomalies: Intertemporal Choice. Evidence and an Interpretation?, The Quarterly Journal of Economics, 107(2), 573-597. - Leão, E., Lagoa, S., and Leão, P., 2012. Política Monetária e Mercados Financeiros. Portugal: Edições Sílabo. - Laibson, David (1997), ?Golden Eggs and Hyperbolic Discounting?, The Quarterly Journal of Economics, 112: 443-477. - Benartzi, Shlomo e Thaler, Richard H. (2013), ?Behavioral economics and the retirement savings crisis?, Science 339: 1152?1153. - Benartzi, Shlomo e Thaler, Richard H. (2007), ?Heuristics and Biases in Retirement Savings Behavior?, Journal of Economic Perspectives, 21 (Summer), pp. 81?104;: