Currículo

Aprendizagem Multimédia AM

Contextos

Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Compreender os princípios e processos cognitivos na aprendizagem multimédia, incluindo a gestão da carga cognitiva e a interação entre elementos multimédia. OA2: Analisar modelos instrutivos com multimédia OA3: Avaliar a eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem. OA4: Projetar recursos educativos digitais adaptados, relacionando-os com objetivos de aprendizagem e utilizando estratégias adequadas de adaptação. OA5: Criar recursos educativos digitais OA6: Integrar elementos multimédia em estratégias de ensino e de envolvimento OA7: Integrar de forma eficaz elementos de otimização recursos multimédia na educação OA8: Aplicar formas de avaliação com recurso a elementos multimédia OA9: Utilizar estratégias adequadas para avaliar projetos e apresentações multimédia

Programa

P1: Introdução à Aprendizagem Multimédia -Princípios e processos cognitivos -Gestão da carga cognitiva -Interação entre elementos multimédia P2: Modelos -Modelos instrutivos com multimédia -Eficácia dos recursos multimédia na aprendizagem P3: Recursos Educativos Digitais Adaptados -Relação entre objetivos de aprendizagem e recursos multimédia -Estratégias para adaptar recursos multimédia -Ferramentas de criação de conteúdos para a educação P4: Multimédia Interativo e Gamificação -Incorporação de interatividade em recursos multimédia -Aprendizagem baseada em jogos -Gamificação -Jogos educativos para diferentes áreas disciplinares P5: Otimização de Recursos Multimédia na Educação -Inclusão e acessibilidade no design multimédia -Design Universal para a Aprendizagem -Considerações éticas no uso de multimédia na educação P6: Avaliação com Recursos Multimédia -Avaliação formativa e sumativa com recursos multimédia -Estratégias para avaliar projetos e apresentações multimédia

Método de Avaliação

Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 4 desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Realização de 4 tarefas ao longo do semestre: 2 individuais e 2 em grupo. Cada tarefa e respetiva discussão tem o peso de 5% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média das 4 tarefas terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. - Primeira parte do projeto (fundamentação) e respetiva discussão oral em grupo tem o peso de 20% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. - Segunda parte do projeto (aplicação) e respetiva discussão oral individual tem o peso de 40% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • • • • • • •:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre