Currículo

Didática Digital DD

Contextos

Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Discutir os conceitos fundamentais de aprendizagem digital e distinguir o ensino tradicional do ensino digital, refletindo sobre os seus desafios e oportunidades. OA2: Comparar as características, potencialidades e limitações de diferentes modelos pedagógicos de ensino digital. OA3: Planear disciplinas online utilizando processos de design instrucional e de alinhamento construtivo. OA4: Criar atividades de aprendizagem interativas, motivadoras e significativas. OA5: Pesquisar, avaliar e selecionar recursos digitais abertos. OA6: Distinguir tipos de estratégias de avaliação online. OA7: Criar uma disciplina online num ambiente virtual de aprendizagem, utilizando tecnologias digitais para apoiar a aprendizagem autorregulada e promover a aprendizagem colaborativa dos aprendentes. OA8: Identificar os papéis do tutor online OA9: Elaborar um plano de tutoria que proporcione orientação e assistência oportuna e dirigida aos aprendentes, utilizando plataformas digitais.

Programa

P1: Introdução à Didática Digital - Conceitos fundamentais - Ensino tradicional vs ensino online - Desafios e oportunidades do ensino digital P2: Modelos de Ensino Digital - Interações em contextos online - Aprendizagem autorregulada, adaptativa e colaborativa - Comunidades de aprendizagem P3: O Processo de Design Instrucional - Modelos de design instrucional - Taxonomia de Bloom revista - Alinhamento construtivo e metodologias de aprendizagem ativas - Planeamento de disciplinas e cursos online P4: Atividades de Aprendizagem e Recursos Digitais - Estratégias de ensino e aprendizagem online - Modelo e-tivities - Recursos educacionais abertos P5: Avaliação em Contexto Online - Tipos de avaliação e feedback - Avaliação autêntica - Desafios da avaliação em contexto online P6: Plataformas e Ferramentas Digitais para o Ensino - Plataformas eLearning - Ferramentas Web - Ambientes virtuais de aprendizagem P7: e-Moderação e Tutoria Online - Tutoria online e papel do Tutor - Plano de tutoria

Método de Avaliação

A UC Didática Digital adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a aprendizagem baseada em projetos, combinada com a aprendizagem baseada em tarefas e a aprendizagem colaborativa. Ao longo da UC será ainda promovida a tutoria entre pares bem como a discussão, partilha e geração de ideias como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte pois contempla o ensino centrado na aquisição de conhecimento e no desenvolvimento de competências, baseado em tarefas progressivas, discussões em grupo e na colaboração entre pares, sendo o estudante considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • • • • •:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre