Currículo

Inteligência Artificial no Processo de Ensino-Aprendizagem IAPEA

Contextos

Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Compreender os conceitos básicos e fundamentos da inteligência artificial e a sua aplicação no campo da educação. OA2: Identificar as principais aplicações da inteligência artificial no ensino básico e secundário. OA3: Explorar as vantagens e desafios do uso da inteligência artificial no processo de ensino-aprendizagem. OA4: Integrar ferramentas e recursos de inteligência artificial no planeamento e conceção de atividades educativas. OA5: Refletir sobre questões éticas e de privacidade relacionadas com o uso da inteligência artificial na educação.

Programa

CP1: Introdução à Inteligência Artificial (IA) na Educação CP2: Ferramentas e Recursos de IA para o Ensino e Aprendizagem CP3: Análise de Dados e Aprendizagem Automática CP4: Ética e Privacidade na Utilização de IA na Educação

Método de Avaliação

Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção individual em 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 50% da nota final, com nota mínima de 7,5 valores. As tarefas incluirão a entrega de atividades e intervenções em fóruns de discussão mediados. - Projeto de aplicação de IA num cenário escolar previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, tem o peso de 50% na nota final, com nota mínima de 7,5 valores. Os estudantes terão de estar presentes em 2/3 das sessões síncronas. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Chen, L., Chen, P., & Lin, Z. (2020). Artificial intelligence in education: A review. Ieee Access, 8, 75264-75278. Koul, R., Wang, T., & Yu, H. (2022). Artificial Intelligence in Education: Emerging Technologies, Models and Applications. E. C. Cheng (Ed.). Springer. Sijing, L., & Lan, W. (2018, August). Artificial intelligence education ethical problems and solutions. In 2018 13th International Conference on Computer Science & Education (ICCSE) (pp. 1-5). IEEE. Tavares, L. A., Meira, M. C., & do Amaral, S. F. (2020). Inteligência Artificial na Educação: Survey. Brazilian Journal of Development, 6(7), 48699-48714. Yang, W. (2022). Artificial Intelligence education for young children: Why, what, and how in curriculum design and implementation. Computers and Education: Artificial Intelligence, 3, 100061.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre