Currículo

Realidade Virtual e Aumentada na Sala de Aula RVASA

Contextos

Groupo: Transformação Digital no Ensino e Aprendizagem > Pós-Graduação (2.º Ciclo) > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1: Compreender os conceitos básicos de RV e AR e identificar as potencialidades e benefícios dessas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. OA2: Analisar as aplicações de VR e AR em sala de aula OA3: Projetar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), utilizando ferramentas e recursos apropriados para adaptar e personalizar conteúdos curriculares. OA4: Aplicar estratégias de design instrutivo para desenvolver experiências imersivas em ambientes virtuais OA5: Implementar a RV e AR em sala de aula, envolvendo ativamente os alunos em atividades com VR e AR e avaliando os efeitos dessas experiências na aprendizagem. OA6: Identificar os desafios específicos da utilização de VR e AR em contexto educativo, abordando questões de acessibilidade, infraestrutura e custos. OA7: Explorar perspetivas futuras e tendências em VR e AR no ensino, promovendo uma reflexão crítica sobre o papel dessas tecnologias na educação do futuro.

Programa

CP1: Introdução à Realidade Virtual (RV) e Aumentada (AR) na Educação -Conceitos básicos de VR e AR -Potencialidades e benefícios no ensino-aprendizagem -Aplicações em sala de aula CP2: Criação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) -Ferramentas e recursos para desenvolver AVA -Integração dos conteúdos curriculares em AVA -Design instrutivo para experiências imersivas CP3: Desenvolvimento de Recursos Educativos com RV e AR -Construção de cenários e simulações CP4: Implementação e Utilização da Realidade Virtual e Aumentada na Sala de Aula -Estratégias de incorporação de AR e VR nas atividades educativas -Participação e envolvimento dos alunos em atividades com VR e AR -Efeitos no processo de ensino-aprendizagem -Estratégias de avaliação com experiências imersivas CP5: Desafios da Realidade Virtual e Aumentada na Educação -Desafios específicos da VR e AR em sala de aula -Acessibilidade, infraestrutura e custos -Perspetivas futuras e tendências em VR e AR no ensino

Método de Avaliação

Avaliação por projeto, de acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte: - Intervenção em 4 desafios no fórum ao longo do semestre, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, tem o peso de 20% da nota final, com nota mínima de 8,5 valores. - Realização de 4 tarefas ao longo do semestre: 2 individuais e 2 em grupo. Cada tarefa e respetiva discussão tem o peso de 5% na nota final, com nota mínima de 8,5 valores. - Projeto que resulte num plano de aula com integração de Realidade Virtual e Aumentada e respetiva discussão oral individual tem o peso de 60% na nota final, com nota mínima de 8,5 valores. A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores. A UC não contempla avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • • • • • •:

Secundária

  • •:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre