Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00030
Acrónimo :
00030
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Espanhol, Inglês, Francês, Português, Italiano

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum.

Objetivos Gerais / Objectives


Familiarizar os alunos e alunas com os debates centrais sobre a problemática do Género, quer a nível das principais perspectivas teóricas, quer a nível da diversidade de processos e espaços sociais nos quais a diferenciação e desigualdade de género é central.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


a) aprofundamento e actualização do conhecimento sociológico sobre as relações e assimetrias de género e seus efeitos nas diferentes esferas e dimensões da vida social. b) aquisição de capacidades de pensar criticamente, discutir e escrever sobre os tópicos do programa, mobilizando para tal informação sociologicamente fundamentada. c) capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos à investigação em sociologia e à intervenção profissional.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução 01. A Problemática do Género I. Teorias de Género 02. Antecedentes: do Iluminismo ao séc. 20 03. O cânone funcionalista do séc. 20: distinção entre Sexo e Género 04. Perspectivas etnometodológicas e interaccionistas do género 05. Feminismos de segunda vaga (1950-1980) 06. Feminismos de terceira vaga (pós 1990) 08. Perspectivas sociológicas contemporâneas do género II. Género e Sociedade 09. Género, família e parentesco 10. Género e poder 11. Género e trabalho 12. Género, sexualidade e identidade Conclusão 13. Género e Desigualdade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os prontos do programa cumprem o objectivo de familiarizar os alunos e alunas com as principais discussões conceptuais sobre a problemática do género, bem como dar-lhes a conhecer os processos centrais de diferenciação e desigualdade de género na sua diversidade social.

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua implica as seguintes modalidades de trabalho pessoal e respectiva ponderação na classificação final: 1. Assiduidade e participação nas aulas (10%) 2. Leitura da bibliografia básica e realização de fichas de leitura (40%); 3. Realização de um ensaio escrito final individual (50%). Os alunos podem também optar por avaliação através de exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A concretização dos objectivos desta unidade curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, bem como através do trabalho pessoal dos estudantes, individualmente e em grupo. O trabalho do estudante traduz-se em actividades que prevêem: a) Participação nas aulas; b) Leitura da bibliografia e realização de fichas de leitura; c) Realização de um trabalho final sobre temas seleccionados do programa.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino, quer pelo seu lado mais expositivo, quer particularmente pelo envolvimento dos alunos e alunas (discussão bibliográfica e trabalhos escrito), adequam-se aos objectivos de lhes fornecer não só conhecimentos teóricos sobre a problemática do género, mas igualmente a capacidade de mobilizar e utilizar esses conhecimentos em processos de investigação ou intervenção social.

Observações / Observations


O Fénix deve ser entendida pelos alunos APENAS como uma plataforma administrativa. As informações substantivas sobre a unidade curricular (programa detalhado, calendarização das aulas e momentos de avaliação, instruções de avaliação, bibliografia de trabalhos, etc.) serão transmitidas a cada turma pelo respectivo docente através de outras plataformas, nomeadamente as de ensino electrónico.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


CONNELL, Raewyn, Gender & Power: society, the person and sexual politics, 1987, Cambridge: Polity., CONNELL, Raewyn, Gender: In World Perspective, 2009, Cambridge: Polity, CONNELL, Raewyn, Gênero em termos reais, 2016, São Paulo: NVersos,

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16