Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00121
Acrónimo :
00121
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
6.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


É necessário um nível mínimo de competência na Língua Inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo desta UC é introduzir os conhecimentos centrais acerca da relação entre emoção e cognição, nomeadamente no que diz respeito às influências recíprocas entre os dois domínios. Serão também apresentadas e discutidas as principais concepções teóricas e técnicas de investigação da relação entre cognição e emoção. Os contributos deste domínio de investigação para contextos de intervenção serão analisados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: 1. Conhecer as origens do debate acerca da relação entre cognição e emoção 2. Conhecer as principais concepções teóricas acerca da relação entre cognição e emoção 3. Compreender, analisar e avaliar os principais métodos e técnicas de investigação da influência das emoções na cognição e dos factores cognitivos implicados nas emoções 4. Compreender e explicar como emoções, processos cognitivos e sócio-cognitivos se influenciam mutuamente e integram 5. Explicitar implicações práticas deste domínio de investigação, aplicando o conhecimento adquirido a diferentes contextos

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Definições básicas e fundamentos do estudo da relação cognição-emoção 1.1. Cognição: Noções de representação cognitiva e de processamento de informação; panorâmica das funções cognitivas 1.2. Emoção e conceitos relacionados 1.3. Contextualização histórica e filosófica do debate cognição-emoção 1.4. Aspetos metodológicos do estudo da relação cognição-emoção 2. Influência da emoção na cognição 2.1. Julgamento, tomada de decisão e modos de processamento 2.2. Atenção e controlo cognitivo 2.3. Memória 2.4. Linguagem 2.5. Traços emocionais e processamento cognitivo 2.6. Perturbações afetivas 3. Influência da cognição na emoção 3.1. Processos cognitivos e regulação emocional 3.2. Perturbações da cognição e impacto na emoção 4. Integração de processos emocionais e cognitivos: mecanismos e bases cerebrais

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo de aprendizagem (OA) 1 é concretizado pelo conteúdo programático (CP) 1. Para conhecerem o debate acerca da relação entre cognição e emoção, os estudantes aprendem definições básicas e fundamentos teóricos relativos ao estudo da cognição, emoção, e da sua relação em termos históricos e filosóficos. Os OA 2-4 são concretizados pelos CP 2-4. Através da análise de diferentes processos cognitivos e afetivos, das influências mútuas entre si, e de como processos emocionais e cognitivos se integram, os estudantes ficam a conhecer conceções teóricas e métodos e técnicas usados na investigação cognição-emoção. O OA 5 é concretizado de forma transversal ao longo de todos os CP. São dados exemplos concretos e é discutida investigação que ilustra as implicações práticas do trabalho nesta área.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Trabalho de grupo, incluindo apresentação/discussão de artigo em aula e relatório escrito sobre o tema (40%); teste (60%). Os estudantes ficam aprovados se tiverem nota igual ou superior a 9.5 valores em cada um dos elementos. Quem não tenha realizado ou quem tenha reprovado em avaliação ao longo do semestre pode fazer avaliação por exame (a aprovação requer pelo menos 9.5 valores)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Nas horas de contacto, em particular na componente expositiva das aulas, são abordados os aspetos essenciais do programa, privilegiando-se a apresentação de conceitos, modelos e conteúdos chave, de forma a estruturar e orientar a aprendizagem autónoma. É enfatizado que os conteúdos abordados em aula devem ser complementados com o estudo da bibliografia indicada e a exploração dos recursos sugeridos. As estratégias de aprendizagem ativa associadas aos momentos expositivos (e.g., reflexões em conjunto, resposta a perguntas) pressupõem aportes resultantes deste trabalho extra-aulas. Como a exposição de conteúdos não se limita à transmissão de conhecimento, sendo também salientada a forma como o conhecimento é produzido, assim como aplicações e discussão de quadros clínicos, os estudantes desenvolvem progressivamente competências de reflexão, crítica e aplicação do conhecimento adquirido. Competências depois materializadas nas aulas dedicadas à análise, apresentação e discussão de artigos científicos, em que os estudantes assumem o papel central e exercitam diretamente estas competências. Os quizzes em aula permitem aos estudantes avaliar o seu conhecimento, ter feedback imediato relativo às suas aprendizagens, numa dinâmica interativa promotora do envolvimento. Distribuição do tempo total da UC (150 horas): - 25 horas de contacto (aulas teórico-práticas; orientação tutorial para esclarecimento de dúvidas) - 50 horas estimadas para os trabalhos de grupo (30 horas para a preparação do trabalho escrito e 30 para a preparação da apresentação/discussão em aula) - 20 horas estimadas para resposta a perguntas individuais - 55 horas para leitura, análise e estudo do material de apoio às aulas (bibliografia e vídeos)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As aulas são teórico-práticas, adotando-se metodologias: - Expositivas e demonstrativas: apresentação dos conteúdos programáticos com suporte de demonstrações de conceitos (e.g. vídeos) - Ativas e participativas: trabalhos de grupo, apresentação e discussão em contexto de aula - Trabalho autónomo: leitura de bibliografia, preparação dos trabalhos de grupo, exploração de recursos sugeridos A orientação tutorial destina-se ao esclarecimento de dúvidas.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Eysenck, M. W., & Keane, M. T. (2020)Cognitive psychology: A student’s handbook (8th Edition). Routledge: Taylor & Francis Group Storbeck, J., & Clore, G. (2007). On the interdependence of cognition and emotion. Cognition and Emotion, 21, 1212-1237 Power, M. J., Dagleish, T. (Eds., 2016). Handbook of cognition and emotion: From order to disorder (Third Edition). London: Psychology Press Pessoa, L. (2008). On the relationship between emotion and cognition. Nature Reviews Neuroscience, 9, 148-158. Okon-Singer, H., Hendler, T., Pessoa, L., & Shackman, A. (2015). The neurobiology of emotion?cognition interactions: fundamental questions and strategies for future research. Frontiers in Human Neuroscience, 9, 58. Ochsner, K. N., & Phelps, E. (2007). Emerging perspectives on emotion-cognition interactions. Trends in Cognitive Sciences,11(8), 317-318. Duncan, S., & Barrett, L. F. (2007). Affect is a form of cognition: A neurobiological analysis. Cognition and Emotion, 21, 1184-1211.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-23