Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00356
Acrónimo :
00356
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá: OA 1. Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação; OA 2. Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução, OA 3. Identificar as etapas de um projeto de investigação; OA 4. Saber identificar as escolhas metodológicas apropriadas a um objetivo específico de investigação; OA 5. Desenhar um processo de recolha de informação; OA 6. Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - Filosofias de investigação 1.1. Ontologia, epistemologia e axiologia 1.2. Fenomenologia, positivismo e realismo crítico 1.3. Desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução CP 2 - Etapas no projeto de investigação 2.1. Problema/dilema, objetivo(s) e perguntas de investigação 2.2. Revisão da literatura e modelo conceptual 2.3. Métodos de recolha de dados 2.4. Análise de dados e discussão dos resultados CP 3 - Escolhas metodológicas 3.1. Métodos qualitativos versus quantitativos 3.2. Action research 3.3. Case study 3.4. Inquérito por amostragem 3.5. Grounded theory 3.6. Métodos mistos CP 4 - Métodos de amostragem 4.1. Aletórios e não aleatórios 4.2. Dimensão da amostra, margem de erro e grau de confiança 4.3. Big Data CP 5 - Instrumento de recolha de dados 5.1. Desenho do questionário 5.2. Escalas de medida CP 6 - Validade e fiabilidade da investigação

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta UC visa o desenvolvimento de competências em metodologias nucleares para a realização da tese de doutoramento. A “demonstração de coerência” decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 e OA2 – estão associados os pontos do programa 1. onde são apresentadas as diferentes Filosofias de investigação. OA3 – está associado ao conteúdo programático 2. Etapas no projeto de investigação. OA4 – o conteúdo programático que lhe está associado é o 3. Escolhas metodológicas OA5 – está associado aos conteúdos programáticos 4. Métodos de Amostragem e 5. Instrumento de recolha de dados. OA6 – corresponde ao conteúdo programático 6. Validade e fiabilidade da investigação.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação ao longo do semestre compreende: - Assiduidade e participação nas aulas (20%) - 4 Exercícios individuais (50%) - Trabalho autónomo: escolher um caso de estudo e responder a pelo menos 2 dos Exercícios/Perguntas (30%) A média final mínima para aprovação é de 10 valores. A avaliação poderá ser feita através de exame final, aplicando-se a mesma regra de classificação mínima de 10 valores para aprovação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) e os respetivos objetivos de aprendizagem (0A) MEA1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6) MEA2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6) MEA3. Ativas, com realização de trabalhos individuais - associam-se aos objetivos de aprendizagem OA1.Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação, OA2.Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico:, OA5.Desenhar um processo de recolha de informação e OA 6.Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação. MEA4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno - esta metodologia de ensino é utilizada para todos os objetivos de aprendizagem (OA1 a OA6).

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


White, P. (2008) Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan

Thomas, G. & Myers, K. (2015) The Anatomy of the Case Study. Sage Pub.

Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson

Moital, M. (2015) Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub.

Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011) Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub.

Holton, J. A. & Walsh, I. (2017) Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub.

Hammersley, M. (2014) The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub.

Emmel, N. (2013) Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub.

Bryant, A. (2019) The Varieties of Grounded Theory. Sage Swifts

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zigmond, A. S., & Snaith, R. P. (1983). The Hospital Anxiety and Depression Scale, Acta Psychiatrica Scandinavica, 67(6), 361-370

Yin, R. K. (2009, 4th ed.) Case Study Research: Design and Methods. Sage Pub

Yin, R. K. (2004) The Case Study Anthology. Sage Publications

Yin, R. K. (1993) Applications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publishing

Tribe, J. (2005) The Truth about Tourism, Annals of Tourism Research, 33 (2): 360-381

Trafford, V. & Leshem, S. (2002) Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones, Higher Education Review, 34 (1), 31-49

Thomas, G. (2013, 2nd ed.) How to do your research project. Sage Pub

Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D.V. & Osland, J.S. (2020, Eds), The Sage Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. Sage References

Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?. Sage Pub

Stake, R. E. (2005). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. S. Lincoln (Eds.), The Sage handbook of qualitative research (3rd ed.), 443-466. Thousand Oaks, CA: Sage Publications

Spector, P. (2002) Job Satisfaction Survey. In Fields, D. L., (Ed.) Taking the Measure of Work. Thousand Oaks, CA: Sage Publications

Sousa, C. (2005) Services Quality: Cultural Comparison in Consumer Expectations and Perceptions. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management

Simons, H. (2009) Case Study Research in Practice. Sage Publications

Silverman, D. (1993) Interpreting Qualitative Data: Methods for Analysing Talk, Text and Interaction. Sage Publications

Rowlands, B. (2005) Grounded in Practice: Using Interpretive Research to Build Theory, The Electronic Journal of Business Research Methodology, 3(1), 81-92

Ridley, D. (2012) The literature review: A step-by-step guide for students. Sage Publications

Remenyi, D., Williams, B., Money, A. & Swartz, E. (1998) Doing Research in Business and Management. An introduction to Process and Method. Sage Publications

Ragin, C.C. (1992) Cases of ?What is Case??. In Ragin, C. & Becker, H. (Eds) What is a Case: Exploring the Foundations of Social Enquiry. Cambridge: Cambridge University Press, 1?17

Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva

Qian, Y. (2016) Corporate Social Responsibility Practices of Pharmaceutical Companies in China: A Scale Development and Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management

Popper, K. (2005) The Logic of Scientific Discovery. Taylors and Francis e-Library

Oliver, P. (2003) The Student?s Guide to Research Ethics. Maidenhead: Open University Press

O?Gorman, K. & MacIntosh, R. (2015, 2nd ed) Research Methods for Business and Management. A guide to writing your dissertation. Goodfellow Pub..

Mayring, P., Huber, G. L., Gurtler, L. & Kiegelmann, M. (2007, Eds) Mixed methodology in psychological research. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers

Maslach, C. & Jackson, S. E. (1986, 2nd ed.) Maslach Burnout Inventory Manual. Palo Alto, CA: Consulting Psychologist Press

Malhotra, N. K. & Birks, D. F. (2003) Marketing Research ? An applied Approach. Prentice Hall

Lee, R. M. (1993). Doing Research on Sensitive Topics. Sage Publications

Kuhn, T. (1996, 3rd ed.). The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press

Jankowicz, D. (2011) Research Methods for Business and Management. Edinburgh Business School

Hubbard, R. (2016) Corrupt Research. The Case for Reconceptualizing Empirical Management and Social Sciences. Sage Publications

Howe, K. (2004) A Critique of Experimentalism, Qualitative Inquiry, 10 (4), 42-61

Holmes, C. A. (2006) Mixed (up) methods, methodology and interpretive frameworks. Paper presented at the Mixed Methods Conference, Cambridge

Hill, M. M. & Hill, A. (2002), Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo

Hartman, J.J. & Hedblom, J.H. (1979), Methods for the Social Sciences: A Handbook for Students and Non-Specialists, Westport: Greenwood

Greener, J. C. (2008) Mixed methods in social inquiry. San Francisco, CA: John Wiley.

Greene, S. (2007) Business Research Methods. Bookboom.com.

Gomm, R., Hammersley, M. & Foster, P. (2004, Eds) Case Study Method: Key Issues. Key Texts, Sage Publications

Ghiglione, R. & Matalon, B. (2005), O Inquérito, Oeiras, Celta Editora

French, W. L. & Bell, C. H. (1978, 2nd ed.) Organisation Development: Behavioral Science Interventions for Organisations Improvement. Prentice-Hall

Foddy, W. (2002), Como Perguntar, Oeiras, Celta Editora

Easterby-Smith, M., Thorpe, R. & Lowe, A. (1999), Management Research, London: Sage

Cooper, H. (1984) The problem formulation stage. In: Cooper, H. (Eds) Integrating Research. A Guide for Literature Reviews. Sage Publications, pp. 19-37

Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke: Palgrave Macmillan

Chen, C. (2016) The Impact of Psychological Capital on the Job Satisfaction of Medical Staff: An Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management

Blaikie, N. (2011, 2nd Ed.) Approaches to Social Enquiry. Cambridge, UK: Polity Press

Bell, J. (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva

Becker, H. S. (2008) Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. Chicago Uni. Press

Batista (2014) A Certificação de Alimentos Orgânicos ? Influência na Decisão de Compra do Consumidor Ecologicamente Consciente. ISCTE-IUL Thesis. Ph.D. in Management [IN PORTUGUESE]

Bardin, L., (2004,) Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70

Baranano, A.M. (2004), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Lisboa, Edições Sílabo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31