Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00356
Acrónimo :
00356
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão Geral

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não existem

Objetivos Gerais / Objectives


Preparar os doutorandos com sólidos conhecimentos e instrumentos analíticos de recolha e análise da informação adequados ao desenho do seu projeto de investigação em gestão empresarial. Neste âmbito serão abordadas as principais filosofias e estratégias de investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o Doutorando deverá: OA 1. Distinguir entre os diferentes tipos de pressupostos de investigação e identificar as diferentes filosofias de investigação; OA 2. Reconhecer os diferentes métodos de desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução, OA 3. Identificar as etapas de um projeto de investigação; OA 4. Saber identificar as escolhas metodológicas apropriadas a um objetivo específico de investigação; OA 5. Desenhar um processo de recolha de informação; OA 6. Avaliar e garantir a validade e fiabilidade dos resultados da investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP 1 - Filosofias de investigação 1.1. Ontologia, epistemologia e axiologia 1.2. Fenomenologia, positivismo e realismo crítico 1.3. Desenvolvimento de um modelo teórico: dedução, indução e abdução CP 2 - Etapas no projeto de investigação 2.1. Problema/dilema, objetivo(s) e perguntas de investigação 2.2. Revisão da literatura e modelo conceptual 2.3. Métodos de recolha de dados 2.4. Análise de dados e discussão dos resultados CP 3 - Escolhas metodológicas 3.1. Métodos qualitativos versus quantitativos 3.2. Action research 3.3. Case study 3.4. Inquérito por amostragem 3.5. Grounded theory 3.6. Métodos mistos CP 4 - Métodos de amostragem 4.1. Aletórios e não aleatórios 4.2. Dimensão da amostra, margem de erro e grau de confiança 4.3. Big Data CP 5 - Instrumento de recolha de dados 5.1. Desenho do questionário 5.2. Escalas de medida CP 6 - Validade e fiabilidade

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Objectivos de aprendizagem (AO) vs. Conteúdos do programa (CP) CP 1: AO 1 e AO2 CP 2: AO 3 CP 3: AO 4 CP 4: AO 5 CP 5 e CP 6: AO 6

Avaliação / Assessment


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre alunos num forum colaborativo. | O processo de avaliação compreende: - Assiduidade e participação nas aulas (20%) - 4 Exercícios individuais (50%) - Trabalho autónomo: escolher um caso de estudo e responder a pelo menos 2 dos Exercícios/Perguntas A média final mínima para aprovação é de 10 valores.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de artigos, discussão abertas entre alunos num forum colaborativo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objetivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, artigos e textos de apoio e leitura Todos 3. Ativas, com realização de trabalhos individuais. OA 3, OA 4, OA 5 e OA 6. 4. Autoestudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


White, P. (2008) Developing Research Questions: A Guide for Social Scientists. Palgrave Macmillan Thomas, G. & Myers, K. (2015) The Anatomy of the Case Study. Sage Pub. Saunders, M.N.K., Lewis, P. & Thornhill, A. (2019, 8th ed.) Research Methods for Business Students. Pearson Moital, M. (2015) Writing Dissertations & Theses: What you should know but no one tells you. Yaco Pub. Jesson, J., Matheson, L. & Lacey, F. M. (2011) Doing your literature review: traditional and systematic techniques. Sage Pub. Holton, J. A. & Walsh, I. (2017) Classic Grounded Theory. Applications with Qualitative and Quantitative Data. Sage Pub. Hammersley, M. (2014) The Limits of Social Science: Causal Explanation and Value Relevance. Sage Pub. Emmel, N. (2013) Sampling and Choosing Cases in Qualitative Research: A Realist Approach. Sage Pub. Bryant, A. (2019) The Varieties of Grounded Theory. Sage Swifts

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Zigmond, A. S., & Snaith, R. P. (1983). The Hospital Anxiety and Depression Scale, Acta Psychiatrica Scandinavica, 67(6), 361-370 Yin, R. K. (2009, 4th ed.) Case Study Research: Design and Methods. Sage Pub Yin, R. K. (2004) The Case Study Anthology. Sage Publications Yin, R. K. (1993) Applications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publishing Tribe, J. (2005) The Truth about Tourism, Annals of Tourism Research, 33 (2): 360-381 Trafford, V. & Leshem, S. (2002) Starting at the end to undertake doctoral research: predictable questions as stepping stones, Higher Education Review, 34 (1), 31-49 Thomas, G. (2013, 2nd ed.) How to do your research project. Sage Pub Szkudlarek, B., Romani, L., Caprar, D.V. & Osland, J.S. (2020, Eds), The Sage Handbook of Contemporary Cross-Cultural Management. Sage References Swanborn, P. (2010) Case Study Research: What, Why and How?. Sage Pub Stake, R. E. (2005). Qualitative case studies. In N. K. Denzin & Y. S. 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(1992) Cases of ?What is Case??. In Ragin, C. & Becker, H. (Eds) What is a Case: Exploring the Foundations of Social Enquiry. Cambridge: Cambridge University Press, 1?17 Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (1992), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva Qian, Y. (2016) Corporate Social Responsibility Practices of Pharmaceutical Companies in China: A Scale Development and Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management Popper, K. (2005) The Logic of Scientific Discovery. Taylors and Francis e-Library Oliver, P. (2003) The Student?s Guide to Research Ethics. Maidenhead: Open University Press O?Gorman, K. & MacIntosh, R. (2015, 2nd ed) Research Methods for Business and Management. A guide to writing your dissertation. Goodfellow Pub.. Mayring, P., Huber, G. L., Gurtler, L. & Kiegelmann, M. (2007, Eds) Mixed methodology in psychological research. Rotterdam/Taipei: Sense Publishers Maslach, C. & Jackson, S. E. (1986, 2nd ed.) Maslach Burnout Inventory Manual. 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(2008) Mixed methods in social inquiry. San Francisco, CA: John Wiley. Greene, S. (2007) Business Research Methods. Bookboom.com. Gomm, R., Hammersley, M. & Foster, P. (2004, Eds) Case Study Method: Key Issues. Key Texts, Sage Publications Ghiglione, R. & Matalon, B. (2005), O Inquérito, Oeiras, Celta Editora French, W. L. & Bell, C. H. (1978, 2nd ed.) Organisation Development: Behavioral Science Interventions for Organisations Improvement. Prentice-Hall Foddy, W. (2002), Como Perguntar, Oeiras, Celta Editora Easterby-Smith, M., Thorpe, R. & Lowe, A. (1999), Management Research, London: Sage Cooper, H. (1984) The problem formulation stage. In: Cooper, H. (Eds) Integrating Research. A Guide for Literature Reviews. Sage Publications, pp. 19-37 Collis, J. & Hussey, R. (2003, 2nd ed.) Business Research: a practical guide for undergraduate and postgraduate students. Basingstoke: Palgrave Macmillan Chen, C. (2016) The Impact of Psychological Capital on the Job Satisfaction of Medical Staff: An Empirical Study. ISCTE-IUL thesis: Ph.D. in Management Blaikie, N. (2011, 2nd Ed.) Approaches to Social Enquiry. Cambridge, UK: Polity Press Bell, J. (2004), Como Realizar um Projecto de Investigação, Lisboa, Gradiva Becker, H. S. (2008) Writing for Social Scientists: How to Start and Finish Your Thesis, Book, or Article. Chicago Uni. Press Batista (2014) A Certificação de Alimentos Orgânicos ? Influência na Decisão de Compra do Consumidor Ecologicamente Consciente. ISCTE-IUL Thesis. Ph.D. in Management [IN PORTUGUESE] Bardin, L., (2004,) Análise de Conteúdo, Lisboa, Edições 70 Baranano, A.M. (2004), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão, Lisboa, Edições Sílabo

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16