Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
00493
Acrónimo :
00493
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Economia

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos básicos de macroeconomia, microeconomia, economia pública e economia do desenvolvimento.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa o desenvolvimento dos seguintes tipos de competências: 1. Conhecimento e compreensão dos principais conceitos e indicadores em matéria de competitividade; 2. Conhecimento e compreensão da situação portuguesa em matéria de competitividade; 3. Conhecimento e compreensão dos principais objectivos e instrumentos da intervenção do Estado na promoção da competitividade em Portugal; 4. Capacidade de analisar a relevância e os principais riscos das diferentes intervenções do Estado na promoção da competitividade no contexto português; 5. Conhecimento e compreensão de algumas das principais preocupações e metodologias relevantes para a avaliação de políticas de competitividade; 6. Capacidade de comunicar de uma forma clara e sem ambiguidades as suas análises e conclusões bem como os conhecimentos e os raciocínios subjacentes tanto a especialistas da área como a não especialistas; 7. Capacidade de estudo com autonomia.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Comunicação escrita: capacidade de resumir as ideias e conclusões de forma eficaz. 2. Comunicação oral: capacidade de expor oralmente as ideias de uma forma estruturada e clara. 3. Trabalho em equipa: capacidade de organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir as metas de uma maneira eficiente e eficaz. 4. Análise e síntese da realidade económica: capacidade da utilização de dados para fins de análise económica. 5. Análise crítica das questões económicas: compreensão dos debates atuais sobre os modelos e técnicas utilizadas em Economia; compreensão do potencial e das limitações das principais políticas económicas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Competitividade: motivações, conceitos e indicadores 1.1. A competitividade como objectivo de política pública 1.2. O conceito de competitividade 1.3. Indicadores de competitividade 2. O debate académico sobre o papel do Estado na promoção da competitividade 2.1. Bases teóricas 2.2. Desenho e avaliação de políticas 3. O diagnóstico da competitividade da economia portuguesa 3.1. O desempenho português com base em indicadores-chave 3.2. Principais constrangimentos à melhoria da competitividade 3.3. A identificação das prioridades de política 4. Casos de estudo de política de competitividade em Portugal

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Correspondência entre OA e CP: OA1: CP1 OA2: CP3 OA3: CP4 OA4: CP2 e CP4 OA5: CP2 OA6 e OA7: são transversais ao conteúdo programático, reflectindo-se nos métodos de ensino-aprendizagem e de aferição do desempenho

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: -Teste escrito: 60% -Preparação e apresentação de estudo de caso: 40% -Nota: a avaliação periódica exige uma classificação mínima de 7 valores em cada um dos momentos de avaliação Avaliação por exame final: -Exame 1ª e 2ª épocas.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas teóricas expositivas (seguidas ou não de debate). Apresentação e discussão de textos. Trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula. Conferências por oradores convidados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula. OA2: Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula. OA3: Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula, conferências por oradores convidados. OA4: Aulas teóricas expositivas, debates em sala de aula, apresentação e discussão de textos, trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula, conferências por oradores convidados. OA5: Aulas teóricas expositivas. OA6: debates em sala de aula, apresentação e discussão de textos, apresentação e discussão de trabalhos de grupo. OA7: apresentação e discussão de textos, trabalhos de grupo realizados extra-aula com apresentação e discussão posterior na sala de aula.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mamede, R.P. (2015). O que fazer com este país: Do pessimismo da razão ao optimismo da vontade, Barcarena: Marcador. Reis, J. (2018). A economia portuguesa: Formas de economia política numa periferia persistente, Coimbra: Edições Almedina. Rodrik, D. (2008). ‘Normalizing industrial policy’, Commission on Growth and Development Working Paper No. 3, Washington, DC: Banco Mundial.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Amador, J. e Stehrer, R (2014). ‘As exportações portuguesas nas cadeias de valor globais’, Banco de Portugal - Boletim Económico, 75-90. Felipe, J. e Kumar, U. (2014). ‘Unit labor costs in the eurozone: the competitiveness debate again’, Review of Keynesian Economics, 2(4): 490-507. Kozul-Wright, R. e Fortunato, P. (2020). ‘Managing trade through production integration: industrial policy in an interdependent world’, in Oqubay, A. et al (orgs.) The Oxford Handbook of Industrial Policy, Oxford: Oxford University Press, pp. 237-265. Krugman, P. (1994). ‘Competitiveness: a dangerous obsession?’, Foreign Affairs, 73(2): 28-44. Mamede, R.P. (2017). ‘O papel do Estado no desenvolvimento das capacidades produtivas’, in Rodrigues, J. et al (orgs.) Economia com todos, Lisboa: Relógio d’Água Editores, pp. 71-88. Mamede, R.P. e Feio, P.A. (2012). ‘Condições de eficácia e legitimidade da intervenção do Estado. O caso da política industrial em Portugal’, in Veloso, L. e Carmo, R.M. (orgs.) A constituição social da economia, Lisboa: Mundos Sociais, pp. 155-196. Mazzucato, M. e Rodrik, D. (2023). ‘Industrial policy with conditionalities: a taxonomy and sample cases’, IIPP Working Paper 2023/07, London: UCL IIPP.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16